A mobilização contou com a atuação integrada das equipes do Detran-MA na Região Metropolitana de São Luís, das 15 Ciretrans e dos Postos Avançados de Atendimento
O Carnaval 2025, promovido pelo Governo do Maranhão, foi um grande sucesso. Durante o período festivo, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) intensificou as ações educativas em todo o estado. De acordo com dados parciais do órgão, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, a autarquia realizou aproximadamente 104 ações de conscientização, tanto presenciais quanto digitais. Como resultado, 18.928 pessoas foram abordadas e 14.600 materiais educativos foram distribuídos, reforçando a importância da prevenção de sinistros e do respeito às normas de trânsito.
A mobilização contou com a atuação integrada das equipes do Detran-MA na Região Metropolitana de São Luís, das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e dos Postos Avançados de Atendimento em todo o Maranhão. As atividades foram realizadas em pontos estratégicos, como circuitos oficiais da folia, rodovias estaduais e municipais, além de ações em plataformas digitais, ampliando o alcance da mensagem de segurança no trânsito.
De acordo com o diretor-geral, Diego Rolim, as atividades contaram com o apoio de diversos órgãos e instituições parceiras, fortalecendo o trabalho educativo. “Graças a essa mobilização junto ao BPRv, PRF, Guardas Municipais e empresas privadas, foi possível ampliar o impacto das ações e sensibilizar um maior número de pessoas. O Detran segue comprometido em promover um trânsito mais seguro e humano, reforçando suas campanhas educativas ao longo do ano”, disse.
O principal objetivo das ações foi conscientizar condutores, motociclistas e pedestres sobre a importância da segurança viária. Durante as abordagens, foram distribuídos materiais educativos e realizadas orientações individuais, reforçando boas práticas no trânsito. O alerta principal foi sobre os riscos da combinação entre álcool e direção, além da importância do uso correto de equipamentos de segurança, como o cinto de segurança e o capacete.
Entre os principais destaques das ações, estiveram as blitze educativas, promovidas em parceria com a Equatorial Energia e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), em São Luís, com o objetivo de conscientizar sobre os perigos da associação entre álcool e direção, contribuindo para a redução de sinistros de trânsito, como colisões contra postes de energia. Além disso, as blitze da Lei Seca foram intensificadas em pontos estratégicos do estado, reforçando a fiscalização e a prevenção de sinistros causados pela combinação de álcool e direção.