GOVERNO DO MARANHÃO ENTREGA MOTOCICLETAS 0 KM E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA A SORTEADOS DO PROGRAMA AVANÇA MARANHÃO

Iniciativa beneficia mototaxistas e motofretistas com veículos e equipamentos de segurança



21/12/2025
Image Governo do Maranhão entrega motocicletas 0 km e equipamentos de segurança a sorteados do Programa Avança Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou, neste domingo (21), a entrega das motocicletas 0 km e equipamentos de segurança aos sorteados de São Luís do Programa Avança Maranhão: Trânsito Seguro é a Gente que Faz – Eixo Formação e Capacitação de Motociclistas. O evento ocorreu na sede do Detran-MA, localizada na Vila Palmeira, na capital maranhense.

A ação faz parte da Fase I do programa e contempla profissionais que atuam regularmente nas modalidades de mototáxi e motofrete. Para os mototaxistas, o benefício incluiu a motocicleta, um capacete e um colete refletivo. Já os motofretistas receberam, além da motocicleta, capacete, colete refletivo e mochila térmica. A iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança no trânsito, qualificação profissional e melhores condições de trabalho aos motociclistas.

O Governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com ações que geram oportunidades e salvam vidas no trânsito. “Estamos dando início ao Programa Avança Maranhão, que promoverá a entrega de 2.000 motocicletas a pessoas que se cadastraram, participaram do edital e foram contempladas. Além das motos, o programa prevê a distribuição de capacetes, mochilas e coletes, além da oferta de cursos de segurança, garantindo mais proteção e qualificação aos participantes. Ao longo do Programa, o Governo do Maranhão dará continuidade ao Avança Maranhão, com a entrega de mais 1.900 motocicletas, fortalecendo o trabalho de mototaxistas e motofretistas, que dependem desse equipamento para garantir renda e sustento às suas famílias”, afirmou.

De acordo com o diretor-geral, Diego Rolim, o programa representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas para quem utiliza a motocicleta como principal instrumento de trabalho. “Estamos promovendo segurança viária aliada à inclusão social. A entrega das motocicletas e dos equipamentos, somada à formação dos condutores, contribui diretamente para a redução de sinistros e para a valorização desses profissionais”, destacou.

O mototaxista Aluisio Monteiro, contemplado com uma motocicleta 0 km, destacou a importância do programa para a geração de renda. “Achei o projeto, sinceramente, maravilhoso. Ele vai beneficiar muitas pessoas e, graças a Deus, também me beneficiou. A iniciativa contribui para o desenvolvimento da cidade e ajuda a gente a correr atrás do pão de cada dia e organizar a vida. Com certeza essa renda extra vai chegar. O mais importante é ter a ferramenta de trabalho, e ela chegou. Agora é seguir em frente.”

Os sorteados deverão procurar as respectivas Ciretrans de suas cidades, munidos da documentação exigida (CNH, RG, CPF, comprovante de residência, o mesmo informado no CadÚnico, e cópias), para a adoção das providências relativas à transferência documental das motocicletas. Além da entrega das motos, o Programa Avança Maranhão prevê cursos gratuitos de qualificação e formação, com início a partir do mês de fevereiro, ampliando o alcance das ações educativas e preventivas desenvolvidas pelo Governo do Estado.



Fonte: Assessoria de Comunicação

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.