CIRETRAN DE AÇAILÂNDIA FAZ PALESTRA COM ESTUDANTES EM BOM JESUS DAS SELVAS


Na noite desta terça-feira(16), uma equipe da 11ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Açailândia, realizou uma palestra para estudantes do Centro de Ensino Luiz Sabry Azar, no município de Bom Jesus das Selvas. A ação foi desenvolvida pelos servidores José Ferreira Mendes Júnior, Luiz Carlos Júnior, Consuelo Daiany e Rogéria Pereira.

O objetivo da palestra foi discutir sobre a relevância do “Maio Amarelo” enquanto movimento internacional de conscientização e sensibilização das pessoas em torno da temática da segurança no trânsito. Na ocasião, foram debatidos problemas sociais que implicam diretamente no grande número de acidentes de trânsito com mortes, especialmente, a condução de veículos por pessoas sob o efeito de álcool.

A apresentação realizada em Bom Jesus das Selvas foi direcionada para um público de pouco mais de 400 pessoas, entre estudantes do ensino médio e professores, que observaram atentamente a exposição e interagiram com o tema através de perguntas e opiniões pessoais. Do ponto de vista local, uma das questões mais discutidas na ocasião foi o grande número de jovens que conduzem motocicletas, sem capacete, sem habilitação e, em alguns casos, sob efeito de álcool, naquele município.

Na opinião do Prof. Luiz Teixeira Neto, gestor do C.E. Luiz Sabry Azar, “o trabalho que a Ciretran de Açailândia vem fazendo é muito importante, e trazer a Campanha do Maio Amarelo para dentro da escola torna nossos alunos mais conscientes em relação ao trânsito, sem contar que essa campanha pode salvar vidas e diminuir as tristes estatísticas apresentadas pela equipe da CIRETRAN, que devemos ressaltar, bem repassadas, de forma clara e objetiva. Só temos a agradecer pelo empenho da CIRETRAN”.

As ações educativas referentes ao “Maio Amarelo” continuarão a ser realizadas nos outros municípios da Regional de Trânsito no decorrer deste mês, integrando o cronograma de atividades do Detran-MA. 

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.