Iniciativa incentivou autonomia financeira e valorizou o empreendedorismo entre colaboradores próximos da aposentadoria
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, em parceria com o Sebrae, nesta quarta-feira (10), a solenidade de conclusão da Trilha Horizonte Empreendedor, voltada para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras de colaboradores próximos da aposentadoria. O evento ocorreu na sede do Detran-MA, na Vila Palmeira, em São Luís, e marcou o encerramento de uma importante etapa de capacitação.
A Trilha teve como objetivo fortalecer competências relacionadas ao planejamento de negócios, marketing e uso estratégico das redes sociais, estimulando a autonomia e a geração de renda. A iniciativa também reforçou o compromisso com o fortalecimento do pequeno empreendedorismo, reconhecendo que empreender faz parte do cotidiano do brasileiro e se apresenta como uma alternativa viável de renda, especialmente no período pós-aposentadoria.
Ao longo de oito módulos, com encontros semanais na sede da autarquia, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados ao empreendedorismo, com foco na realidade do pequeno negócio e na valorização do comércio local. Durante o evento, os concluintes receberam seus certificados de participação e promoveram uma exposição de produtos do comércio cultural local, com destaque para peças de artesanato produzidas pelos próprios alunos.
O Detran-MA, em parceria com o Sebrae, foi o primeiro órgão estadual a implementar essa Trilha, reforçando seu compromisso com a qualificação e o incentivo ao empreendedorismo, conforme destacou o diretor executivo, cel. Francisco Caetano. “E, ao passar para um novo ciclo da vida, estamos preparando esse servidor para que ele tenha, no futuro, uma oportunidade de trabalho diferente da que exerce aqui”, disse.
O presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, destacou que a iniciativa buscou ampliar as oportunidades para quem está prestes a se aposentar ou já encerrou a vida laboral, ao proporcionar novos caminhos de autonomia financeira e realização pessoal. “A proposta é para que a gente ajude as pessoas que vão se aposentar a ter uma nova oportunidade, uma nova possibilidade”, frisou.
Para a servidora pública e participante, Rogéria, o aprendizado trouxe mais confiança para empreender: “O curso que a gente fez pelo Sebrae foi uma forma de formalizar aquilo que a gente já estava querendo fazer com o que a gente já sabia. A gente aprendeu técnicas de venda, uso de redes sociais e planejamento do que a gente compra”, destacou.