Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito: honrar memórias e respeitar vidas
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca recordar e prestar tributo àqueles que tiveram suas vidas interrompidas em sinistros de trânsito. A data também visa oferecer apoio aos sobreviventes, familiares e amigos, além de reforçar a conscientização sobre a importância de comportamentos responsáveis nas vias públicas.
Em alusão a essa data, o Detran-MA participou de uma cerimônia solene na Cidade Olímpica, em São Luís, realizada pela S.O.S Vidas. O evento teve como propósito homenagear as vítimas, dar suporte aos familiares e amigos enlutados e promover uma reflexão sobre a necessidade de adotar atitudes seguras no trânsito para prevenir futuras tragédias. A programação contou com homenagens, discursos de representantes do Detran-MA e da S.O.S Vidas e momentos de reflexão.
O diretor-geral, Diego Rolim, enfatizou a relevância da ação: “Esta data nos lembra da urgência de adotarmos um comportamento mais responsável no trânsito. A perda de vidas pode ser evitada se todos agirem com consciência e prudência. Nossa missão é trabalhar incansavelmente para reduzir os números de sinistros no estado”, disse.
A data, além de homenagear as vítimas de trânsito, reforça o compromisso em promover ações preventivas com o objetivo de reduzir sinistros e evitar fatalidades. Reduzir a velocidade, sinalizar adequadamente, não dirigir sob efeito de álcool e estar atento às leis de trânsito, são atitudes que, juntas, fazem a diferença e transformam o trânsito em um espaço seguro para todos.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é uma oportunidade para que todos possam refletir sobre as consequências de ações imprudentes no trânsito e acerca da responsabilidade de cada um em promover um ambiente viário com respeito, segurança e empatia. Ações simples no dia a dia evitam tragédias e salvam vidas. Não faça parte da estatística, seja um condutor consciente!
Fonte: Assessoria de Comunicação
Edição: Thalia Lemos
Revisão: Kleo Souza