GENTILEZA NO TRÂNSITO: UM CAMINHO MAIS SEGURO

No Dia Mundial da Gentileza, o Detran-MA reforça a importância do respeito para a promoção de um trânsito mais seguro e humanizado
13/11/2024

Gentileza no trânsito: um caminho mais seguro

No dia 13 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Gentileza, uma data que nos convida a refletir sobre a importância de gestos de consideração e respeito nas relações cotidianas. No trânsito, a gentileza ganha um significado ainda mais especial, pois além de contribuir para um ambiente mais harmonioso, pode salvar vidas.

Nesse contexto, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) tem como um de seus pilares a promoção de um trânsito mais seguro e humanizado. Para isso, o órgão promove diversas campanhas educativas e ações que incentivam o respeito às regras de trânsito e a cordialidade entre condutores, ciclistas e pedestres. Somente em 2024, de janeiro a outubro, o Detran-MA realizou 2.458 ações educativas em todo estado com objetivo de despertar bons comportamentos dos usuários.
 
“Em um cenário onde o estresse e a pressa são comuns, especialmente nas grandes cidades, lembrar-se de ser gentil pode parecer um desafio. No entanto, a prática dessa virtude no trânsito traz benefícios que vão muito além do momento presente. Ao sermos gentis, contribuímos para reduzir o número de sinistros de trânsito, melhorar o fluxo de veículos e tornar as vias um espaço mais seguro para todos”, frisou o diretor-geral, Diego Rolim.
 
A convivência nas vias públicas envolve uma diversidade de pessoas, cada uma com suas rotinas e desafios. Em meio a essa diversidade, a prática da gentileza no trânsito é uma atitude poderosa. Gestos como dar passagem, respeitar a vez do pedestre na faixa e manter a calma em situações de congestionamento fazem toda a diferença para a segurança e o bem-estar de todos.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação 
Edição: Thalia Lemos
Revisão: Kleo Souza

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.


NOTÍCIAS