DETRAN-MA PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL PELA MUNICIPALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NO MARANHÃO

Gestores devem realizar inscrição até o dia 28 de outubro

Por: Thalia Lemos – atualizado em 23/10/2025, às 16h10
23/10/2025
Image Detran-MA promove Encontro Estadual pela Municipalização de Trânsito no Maranhão

O Governo do Estado do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizará, no dia 29 de outubro de 2025, o Encontro Estadual pela Municipalização de Trânsito no Maranhão: Municipaliza Maranhão. O evento acontecerá no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís (MA), com programação nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 17h). As inscrições devem ser realizadas até as 16h do dia 28 de outubro, neste link.

Com público-alvo prioritário composto por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores de trânsito dos municípios maranhenses interessados na integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), o encontro tem expectativa de receber cerca de 300 participantes. O objetivo geral do evento é fortalecer o processo de municipalização do trânsito no Maranhão, incentivar a adesão dos municípios ao SNT e promover o diálogo entre estado e prefeituras, com foco em segurança viária, fiscalização e educação.

Para o diretor-geral Diego Rolim, com este evento o Detran-MA reforça seu papel de parceiro e orientador dos municípios, buscando ampliar a municipalização e consolidar parcerias com as prefeituras. “Este encontro é uma oportunidade para estreitarmos a cooperação técnica com os municípios e oferecer as informações necessárias para que cada cidade administre seu trânsito com eficiência, planejamento e foco na segurança viária. Queremos dar às prefeituras ferramentas e suporte para que possam reduzir sinistros, melhorar a mobilidade e garantir mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Vantagens da municipalização

A municipalização confere aos municípios autonomia para planejar e executar ações de sinalização, fiscalização e educação no trânsito, além de aplicar multas. O município integrado ao SNT tem acesso a recursos e convênios federais, aos repasses de multas aplicadas em vias urbanas e pode celebrar convênios com os governos federal e estadual. A integração é também pré-requisito para participação em programas estaduais, como o Programa CNH Social, e os prêmios “Prefeito Defensor da Vida no Trânsito” e “Amigo do Trânsito”, desenvolvidos pelo Detran-MA.

Programação

O evento contará com palestras técnicas e motivacionais, abordando:

  • A importância e os desafios da municipalização;

  • Fiscalização de trânsito;

  • Relato de experiência do município de Lago da Pedra (MA);

  • Passo a passo da municipalização;

  • Convênio de operacionalização de trânsito com o Detran-MA (procedimentos e aspectos relevantes).

Apoio técnico

O evento oferecerá um espaço para tirar dúvidas, com orientações diretas da equipe técnica do Detran-MA, além da entrega simbólica dos kits de municipalização de trânsito. Para apoiar o processo, o Detran-MA disponibiliza aos municípios o Manual Técnico e Programático, o Projeto de Sinalização de Trânsito e a formação e atualização para agentes de trânsito e guardas municipais.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Revisão: Kleo Souza

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.