MAIO AMARELO 2025: DETRAN-MA LANÇA CAMPANHA COM APELO À DESACELERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO

Evento marcou também o início de uma importante iniciativa formativa: o Curso de Policiamento de Trânsito Avançado

Por: Thalia Lemos
07/05/2025
Image Maio Amarelo 2025: Detran-MA lança campanha com apelo à desaceleração e valorização da vida no trânsito

O Governo do Maranhão, através do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), deu início, nesta quarta-feira (7), à Campanha Maio Amarelo 2025 com uma cerimônia realizada no Auditório Norte das Águas - Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês, em São Luís. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o lançamento reuniu autoridades, profissionais da segurança viária e representantes da sociedade civil em um momento de reflexão e mobilização por um trânsito mais seguro, humano e consciente.


Durante o evento, o Detran-MA reforçou seu compromisso com a redução dos sinistros e a preservação de vidas, destacando a importância de desacelerar não apenas no volante, mas nas atitudes diárias. A campanha, que integra o movimento internacional Maio Amarelo, visa alertar a população sobre os riscos da velocidade excessiva e o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais responsável.


"Nada melhor do que o Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, lançar essa iniciativa hoje, reforçando nosso compromisso com a integração entre sociedade civil, Estado e municípios. Este ato é simbólico, mas representa um movimento que será levado a todos os municípios, com ações itinerantes apoiadas pelas Ciretrans, prefeitos e secretários. Convidamos todos a participar dessa mobilização que vai além de maio, promovendo, ao longo do ano, um trânsito mais seguro e consciente", destacou o diretor-geral, Diego Rolim, durante a abertura do evento.


Ao longo de todo o mês de maio, o Detran-MA intensificará uma série de ações educativas em São Luís e nos municípios do interior. A programação inclui palestras em escolas e empresas, blitze educativas e fiscalizatórias, além da execução de projetos como Somos Todos Pedestres, Direção Certa e Se Liga na Via. Paralelamente às ações presenciais, o Detran-MA também promoverá campanhas digitais de grande alcance, com divulgação massiva nas redes sociais.


NOVIDADE - O evento também marcou o início de uma importante iniciativa formativa: o Curso de Policiamento de Trânsito Avançado, voltado à capacitação técnica de Policiais Militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O curso é fruto de uma parceria entre o Detran-MA e o BPRv, em conformidade com a Portaria nº 966/2022 da Senatran, e conta com treze módulos que abrangem temas como legislação de trânsito, psicologia, engenharia de tráfego e ética no serviço público.


Para o Tenente Coronel Soares Júnior, comandante do BPRv, a qualificação dos profissionais é essencial para garantir mais segurança no trânsito e um atendimento mais eficiente à população.


"Hoje estamos realizando a abertura oficial do 1º Curso de Policiamento Rodoviário, que tem como objetivo qualificar os agentes. Essa capacitação visa aprimorar o trabalho de todos os profissionais de segurança pública, especialmente no que diz respeito ao trânsito, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade", frisou o comandante.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Revisão: Kleo Souza
Foto: Juliana Sousa

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.