DETRAN-MA REALIZA BLITZ EDUCATIVA NA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2025

De 18 a 25 de setembro, o órgão intensificará as ações educativas e de sensibilização para um trânsito mais seguro em todo o estado

Por: Por: Thalia Lemos e Gabriela Costa – atualizado em 18/09/2025, às 13:00
18/09/2025
Image Detran-MA realiza blitz educativa na abertura da Semana Nacional de Trânsito 2025

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), realizou, nesta quinta-feira (18), uma blitz educativa, que marcou a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2025, na Avenida Beira-Mar, em São Luís.

Durante a ação, foi realizada uma abordagem educativa do projeto “Se Liga na Via”, com a entrega de materiais informativos e orientações dos educadores de trânsito. As mensagens destacaram a necessidade de adotar atitudes responsáveis nas vias, como respeitar os limites de velocidade e manter a atenção redobrada ao volante.

De acordo com o diretor-geral, Diego Rolim, a Semana Nacional de Trânsito é uma oportunidade de olhar para a circulação viária como um espaço que se constrói coletivamente. "Não é só o papel do Detran, mas de cada condutor, ciclista e pedestre, fazer do nosso cotidiano algo mais seguro. Nossa meta vai além de reduzir os sinistros, queremos transformar a cultura do trânsito. É por isso que convidamos todos a participar ativamente, porque a verdadeira mudança começa na atitude de cada um", complementa.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, destacando a importância de reduzir a velocidade para preservar vidas. Com esse propósito, o Detran-MA vem intensificando, ao longo do mês de setembro, suas ações educativas, que ganham ainda mais força durante a Semana Nacional de Trânsito.


A urgência do tema fica evidente ao analisar o cenário de infrações no trânsito maranhense em 2025. Segundo dados do setor de Divisão de Estatísticas do Detran-MA, o excesso de velocidade foi uma das infrações mais comuns no primeiro semestre. A infração de transitar até 20% acima do limite permitido foi a mais recorrente, com mais de 86 mil registros, representando 34,93% das dez principais infrações. 

Para combater esse cenário e promover a mudança de comportamento, a programação do Detran-MA durante a Semana Nacional de Trânsito contará com uma série de ações educativas para diversos públicos. Estão previstas blitze educativas, palestras em escolas e empresas, além de atividades lúdicas como apresentações teatrais e dinâmicas interativas. As redes sociais do Detran-MA também terão um papel ativo, com dicas e informações do mascote Lumi, ampliando o alcance da mensagem sobre um trânsito mais seguro e humano.

A campanha

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito serve como um chamado para que todos os órgãos e cidadãos do país unam esforços em ações de educação e segurança viária. A campanha deste ano traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reforçando a importância de reduzir a velocidade e adotar comportamentos mais seguros no trânsito. 

A iniciativa busca sensibilizar a população sobre o valor da vida, lembrando que cada escolha ao volante pode evitar sinistros e preservar histórias. O convite é para que todos desacelerem, cultivem prudência e façam do trânsito um espaço de cuidado e proteção mútua.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Revisão: Kleo Souza

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.