SEGURANÇA SOBRE DUAS RODAS: PEDALAR É UM DIREITO, RESPEITAR É DEVER

Com base no Código de Trânsito Brasileiro e em boas práticas, ciclistas contribuem para um trânsito mais seguro, mas precisam da colaboração de todos

Por: Kayllane Vieira
15/05/2025
Image Segurança sobre duas rodas: pedalar é um direito, respeitar é dever

Com o avanço da mobilidade urbana, a bicicleta tem conquistado espaço não apenas como meio de transporte sustentável, mas também como aliada contra o trânsito congestionado e a poluição das grandes cidades. No entanto, para que essa transformação ocorra de forma segura, é necessário que ciclistas, condutores e pedestres compartilhem as vias com responsabilidade e respeito mútuo.


Pedalar no mesmo sentido dos veículos é uma das orientações mais importantes. A prática de circular na contramão, embora ainda comum, aumenta o risco de colisões frontais e dificulta a previsibilidade dos movimentos no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece diretrizes específicas para garantir a segurança dos ciclistas — entre elas, o uso de campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo e refletores em diversos pontos da bicicleta, como pedais, laterais e extremidades dianteira e traseira.


Embora o uso de capacete não seja obrigatório por lei, especialistas recomendam fortemente seu uso. Além disso, à noite, luzes piscantes tornam-se indispensáveis para aumentar a visibilidade do ciclista, especialmente em vias de tráfego intenso ou com pouca iluminação.


A comunicação no trânsito é essencial também. Ciclistas devem sinalizar com as mãos ao mudar de direção ou parar, uma atitude simples que pode evitar sinistros de trânsito. O mesmo vale para condutores, que devem manter uma distância lateral mínima de 1,5 metro ao ultrapassar bicicletas — uma medida de proteção prevista em lei e muitas vezes ignorada.


É importante lembrar que a bicicleta é reconhecida como um veículo pelo CTB, o que garante ao ciclista o direito de circular nas vias públicas. Em locais sem ciclovias ou ciclofaixas, o ideal é manter-se à direita, mas nunca colado ao meio-fio. A proximidade com buracos, desníveis ou carros estacionados pode representar um risco maior do que ocupar parte da faixa. Estar visível e seguro deve ser prioridade.


Nos cruzamentos e faixas de pedestres, o cuidado deve ser redobrado. A prioridade é sempre de quem está a pé. Reduzir a velocidade, observar o entorno e dar passagem são atitudes que reforçam um trânsito mais gentil e humano.


Em um cenário onde os desafios urbanos se multiplicam, atitudes conscientes no trânsito fazem toda a diferença. Pedalar com responsabilidade, respeitar as normas e valorizar a vida são ações que ajudam a construir uma mobilidade mais segura, saudável e sustentável para todos.



Fonte: Assessoria de Comunicação
Edição: Thalía Lemos
Revisão: Kleo Souza

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.