ADIÇÃO DE CATEGORIA DE CONDUTOR


O QUE É?
 
• Serviço destinado aos condutores RENACH habilitados em apenas uma categoria, que desejam adicionar uma nova categoria na sua CNH.
• Adição de Categoria ocorre quando o condutor habilitado para conduzir veículos das categorias B, C, D ou E, pretende habilitar-se para a categoria A ou ACC, ou quando é habilitado para a categoria A ou ACC e pretende habilitar-se para conduzir veículos da categoria B.
 
REQUISITOS PARA SOLICITAÇÃO:
 
Não possuir débitos de multas em aberto;
Se o condutor tem categoria A e quer adicionar a B com atividade remunerada precisa fazer os exames, se não for com atividade remunerada precisa fazer somente o exame clínico e exame psicológico caso o clínico julgue pertinente o encaminhamento;
Exame de aptidão física e mental apto ou apto com restrição;
Atividade remunerada – exame psicológico apto ou apto com restrição;
Pagamento da taxa de serviço;
Agendar LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) para a CFC pretendida;
Curso prático concluído (mínimo 15 horas/aula) e exame prático aprovado;
Curso de atualização concluído caso a CNH esteja vencida há mais de 5 anos ou exame apto.
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
 
CNH (original e cópia);
CPF (original e cópia);
RG (original e cópia) – no caso de alteração de dados de identificação;
Comprovante de residência ou declaração - no caso de alteração de endereço.
 
ONDE SOLICITAR:
 
Nas unidades de atendimento do Detran-MA.
 
ATENÇÃO:
 
O condutor que tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode incluir Atividade Remunerada na CNH, para tal deverá fazer o exame psicológico.
 
Se a Carteira Nacional de Habilitação NÃO for do estado do Maranhão, será necessário solicitar o serviço de transferência de condutor e realizar a coleta de foto e assinatura novamente.
 
Carteira dentro da validade deve ser recolhida para ser inutilizada.

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.


NOTÍCIAS