ÚLTIMOS DIAS PARA REALIZAÇÃO DO EXAME TOXICOLÓGICO: CONFIRA SE VOCÊ PRECISA REGULARIZAR A SUA SITUAÇÃO

Para auxiliar os motoristas, a Secretaria Nacional de Trânsito criou uma página online que permite consultar necessidade ou não de realizar exame
26/04/2024

O fim do prazo para realização do exame toxicológico é na próxima terça-feira (30), e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) voltou a notificar esta semana, via Carteira Digital de Trânsito (CDT), os condutores das categorias C, D e E que ainda não regularizaram a situação. Além disso, a Senatran criou uma página na qual os motoristas podem consultar se precisam ou não fazer o teste. Confira: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/condutor/consultar-toxicologico.
 
Para saber se é necessário ou não fazer o exame toxicológico basta acessar a página e seguir os seguintes passos:
 
* Informar CPF, data de nascimento e data de validade da Carteira Nacional de Habilitação nos espaços informados;
* Clicar no botão “Prosseguir”;
* Imediatamente, o usuário será conduzido a uma das telas abaixo, com detalhamento de prazos, vencimentos e alertas.
 
Infração gravíssima
 
De acordo com levantamento feito pela Senatran nesta quinta-feira (25), cerca de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E, para quem o teste é obrigatório, ainda não o fizeram. A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação/Ministério dos Transportes

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.