PRIMEIRO EMPLACAMENTO DIGITAL


Orientações Gerais
 
Pretende realizar o primeiro emplacamento digital? Esta página foi elaborada para
orientá-lo, tornando o processo transparente e acessível. Siga cuidadosamente as instruções abaixo e desfrute da comodidade do emplacamento online.
 
Finalidade
 
O serviço consiste no registro de informações da propriedade do veículo, através de cadastramento no Detrannet, fazendo-o constar nas bases de dados BIN – Base de Índice Nacional e Base de Dados Local do DETRAN/MA, bem como a expedição do CRLV-e, o Código de Segurança e posterior emplacamento do veículo – conforme exigência dos artigos 120, 121 e 122 do CTB.
 
Documentação necessária
 
Como trata-se de processo digital, não há necessidade de apresentação de qualquer documentação para o DETRAN.
 
OBS.: a legislação prevê o trânsito de veículo, antes do emplacamento, somente entre a concessionária e o local de residência do proprietário. Para tanto, é necessário que o proprietário esteja portando a Nota Fiscal do veículo. Demais requisitos deverão ser observados na legislação específica.
 
Procedimento
 
O processo é todo feito por computador, tablet ou smartphone, através do site: www.emplacamentoma.com.br.
 
Poderão ser feitos através do sistema digital os veículos que serão emplacados na categoria PARTICULAR, bem como veículos dos tipos CICLOMOTOR, MOTONETA, MOTOCICLETA, TRICICLO, AUTOMÓVEL, CAMIONETA, CAMINHONETE E UTILITÁRIO.
 
OBS.: caso o veículo necessite passar por serviços de mudança de característica, regravação de chassi, regravação de motor ou troca de motor juntamente com o processo de primeiro emplacamento, o processo não será feito de forma digital.
 
 

 

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.