RETROSPECTIVA: DETRAN-MA ENCERRA 2024 COM REALIZAÇÕES E AVANÇOS NO TRÂNSITO

Ao longo do ano, a autarquia promoveu diversas ações que beneficiaram diretamente a população maranhense
Por: Thalia Lemos
17/12/2024

Retrospectiva: Detran-MA encerra 2024 com realizações e avanços no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) encerra o ano de 2024 com um balanço positivo, consolidando avanços significativos em segurança viária, modernização dos serviços e educação para o trânsito. Ao longo de 2024, a autarquia implementou diversas ações estratégicas que beneficiaram diretamente a população maranhense, reforçando seu compromisso com a inovação, a eficiência e a conscientização no trânsito em todo o estado.

No primeiro trimestre, o Detran-MA ampliou o acesso aos serviços com a inauguração de uma nova unidade de atendimento no Pátio Norte Shopping, além de reforçar a segurança no trânsito com a entrega de capacetes para motociclistas e a promoção de campanhas educativas de grande alcance. O período também contou com melhorias significativas na infraestrutura, com a reforma e entrega da 1ª Ciretran de Imperatriz, e com a capacitação de educadores, priorizando a formação e a conscientização como ferramentas de prevenção.
 
No segundo trimestre, a autarquia intensificou as iniciativas educativas e tecnológicas. Em abril, promoveu o Encontro de Coordenadores e Gestores em São Luís, fortalecendo a integração e a eficiência das ações. Durante o mês de maio, a campanha "Maio Amarelo" mobilizou ações educativas em todo o estado, com o tema "Paz no Trânsito Começa por Você". O período também trouxe inovações, como o Primeiro Emplacamento Digital, além de cursos para capacitação de agentes educadores e o lançamento de campanhas de conscientização.
 
De acordo com o diretor-geral, Diego Rolim, em 2024, a autarquia reforçou o seu papel de ser um dos principais agentes na construção de um trânsito mais humano, moderno e seguro para todos os maranhenses. “Este ano, o Governo do Maranhão, por meio do Detran-MA, demonstrou, mais uma vez, compromisso por meio de ações inovadoras, investimentos em tecnologia, educação no trânsito e parcerias estratégicas que contribuíram, acima de tudo, para a redução de riscos e o fortalecimento da conscientização da população maranhense para termos um trânsito mais seguro”, frisou.
 
No terceiro trimestre, o foco esteve na ampliação das atividades educativas, com a realização de eventos que abordaram a empatia e a responsabilidade no trânsito, consolidando a Semana Nacional de Trânsito como um dos momentos mais marcantes do ano. O Detran-MA também avançou na digitalização de serviços, com destaque para a Transferência de Propriedade de Veículos Digital, que passou a ser totalmente online, facilitando a vida dos cidadãos.
 
Encerrando o ano, no quarto trimestre, o Detran-MA consolidou parcerias estratégicas, como o protocolo de intenções firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), preparando projeto conjunto para 2025. Além disso, iniciativas como a instalação de radares em áreas específicas e o lançamento do Validador 3.0 reafirmaram o compromisso da autarquia com a modernização e segurança no trânsito em todo o estado.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação
Revisão: Kleo Souza

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.


NOTÍCIAS