DETRAN-MA ENCERRA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2024 COM BLITZ EDUCATIVA NA AVENIDA LITORÂNEA, EM SÃO LUÍS

A ação contou com equipes de educadores de trânsito para orientar a população sobre a importância de adotar práticas seguras
Por: Thalia Lemos
26/09/2024

Detran-MA encerra Semana Nacional de Trânsito 2024 com blitz educativa na Avenida Litorânea, em São Luís

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, nesta quarta-feira (25), o encerramento da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2024 com uma blitz educativa na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, em São Luís. A ação foi promovida com o intuito de incentivar comportamentos mais seguros no trânsito e contou com equipes de educadores de trânsito para orientar a população sobre a importância de adotar práticas seguras.

A iniciativa foi promovida em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), através do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), e outros integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. Durante as abordagens, foram distribuídos materiais educativos aos presentes, abrangendo temas essenciais para a segurança viária, como as leis de trânsito, a necessidade de uso do cinto de segurança e a importância de respeitar os limites de velocidade.
 
Para o diretor-geral, Diego Rolim, o evento teve um impacto positivo na comunidade, que saiu consciente da importância de dirigir com responsabilidade. “As iniciativas promovidas pelo Detran, em parceria com outras instituições, demonstram que é possível fazer a diferença e construir um ambiente de trânsito mais seguro para todos. O encerramento da Semana Nacional de Trânsito não apenas celebrou os avanços na segurança viária, mas também renovou o compromisso de todos em continuar essa importante missão ao longo do ano”, destacou.
 
Neste mês de setembro, o Detran-MA vem intensificando ações educativas em todo o estado, com a promoção de palestras, apresentações teatrais e campanhas de conscientização em escolas, empresas e espaços públicos e privados. Essas iniciativas visam conscientizar a população sobre a relevância da segurança no trânsito e a necessidade de uma conduta responsável nas vias. O objetivo principal é reduzir o número de sinistros de trânsito, que frequentemente resultam em ferimentos e perdas de vidas.
 
O engenheiro de produção, Lucas Marreiros, destaca que um trânsito seguro se faz com atos de gentileza. “Uma vez, ouvi falar que a solução para o trânsito não são mais vias, viadutos ou passarelas, mas sim que a resposta para um trânsito saudável e seguro é a misericórdia. Então, às vezes, saímos apressados e, embora tenhamos melhorado, isso é o que atrapalha. Se cada um tiver misericórdia e deixar o outro passar, acho que teremos um trânsito muito mais fluido”, frisou.
 
Semana Nacional de Trânsito
 
A SNT é uma iniciativa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que ocorre anualmente de 18 a 25 de setembro, de acordo com o artigo 326 do CTB. A campanha busca promover um trânsito mais seguro e humanizado. Em 2024, a Semana tem como tema "Paz no Trânsito Começa por Você".
 
Fonte: Assessoria de Comunicação 
Revisão: Kleo Souza

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.


NOTÍCIAS