Propósito é conscientizar a sociedade sobre os alarmantes índices de invalidez e mortes no trânsito, com foco especial nos motociclistas
Instituída pela Lei Federal nº 15.006, de 17 de outubro de 2024, a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas tem um propósito crucial: conscientizar a sociedade sobre os alarmantes índices de invalidez e mortes no trânsito, com foco especial nos motociclistas. É um período para intensificar a reflexão e as ações que visam transformar a realidade das ruas e estradas brasileiras. Anualmente, essa importante data será realizada na semana que compreender o dia 27 do mês de julho, o qual é instituído como o Dia Nacional do Motociclista.
Os números reforçam a urgência do tema. Segundo levantamento das Associações Brasileiras de Medicina do Tráfego (Abramet) e de Medicina de Emergência (Abramede), o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, em 2024, 227.656 internações hospitalares decorrentes de sinistros terrestres. Desse total, mais de 60% envolveram motociclistas, evidenciando o alto grau de vulnerabilidade ao qual esses condutores estão expostos diariamente.
Nesse cenário desafiador, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) desenvolve uma série de projetos educativos voltados especificamente para os motociclistas. O objetivo é atender às diferentes realidades e públicos que compõem esse grupo, combinando campanhas educativas com a aplicação da legislação para garantir um trânsito mais seguro.
"A segurança dos motociclistas é uma prioridade absoluta para o Detran-MA. Estamos investindo em programas educativos robustos e na fiscalização para proteger esses condutores que são tão vulneráveis no trânsito. Acreditamos que, com conscientização e respeito às leis, podemos reduzir significativamente o número de sinistros de trânsito e preservar vidas. Nossa meta é clara: um trânsito mais seguro para todos os maranhenses", destacou o diretor-geral, Diego Rolim.
Ações educativas
O Detran-MA atua de forma proativa em relação à legislação, ao combinar campanhas educativas para o esclarecimento e conscientização da população sobre os cuidados indispensáveis à condução segura de motocicletas. Dentro das ações educativas promovidas, projetos como o “Detran com o Povo: Construindo um Caminho Novo” obteve destaque por seu impacto social. A iniciativa ofereceu cursos profissionalizantes para mototaxistas e motofretistas, além do curso de Pilotagem Defensiva voltado a motociclistas em geral. Ao final da formação, os participantes foram contemplados com capacetes e coletes retrorrefletivos.
Até 2024, mais de 20 mil motociclistas foram beneficiados por essas ações. Por sua eficácia, o projeto foi reconhecido nacionalmente ao vencer o Prêmio Excelência em Competitividade 2022, promovido pelo Centro de Liderança Pública de São Paulo (CLP), evidenciando o compromisso do Detran-MA com a segurança viária e o fortalecimento da cidadania.
Além dele, o Detran-MA também executa o projeto “Se Liga na Via”, que possui caráter educativo e interativo, com o objetivo principal de conscientizar condutores de carros e motos sobre as normas e os cuidados no trânsito, dialogando com o público por meio de ações interativas como blitz educativas nas principais vias do estado, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Outro importante projeto executado pelo órgão é o “Motociclista Consciente Não Provoca Acidente”. A iniciativa é realizada em instituições públicas e privadas e tem como público-alvo os motociclistas profissionais. A atuação se dá em parceria com organizações estratégicas, como o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA/FAB), a Empresa Equatorial, a Nacional Gás, entre outras. Essas parcerias contribuem para a difusão da educação viária e para a multiplicação do conhecimento em ambientes de trabalho que possuem grande concentração de condutores de motocicletas.
Priorizado a segurança viária, o Governo do Estado, por meio do Detran-MA, lançará o Programa Avança Maranhão, que intensificará a formação de motociclistas com foco na segurança e na profissionalização. A nova etapa contemplará o Curso Especializado Obrigatório para profissionais do transporte de passageiros e entrega de mercadorias, além da ampliação do Curso de Pilotagem Defensiva para o público em geral. A proposta visa consolidar uma abordagem contínua de formação e reforçar a cultura de prevenção e responsabilidade no trânsito.
Conectando e conscientizando nas redes sociais
A Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas também ganha um reforço estratégico no ambiente digital do Detran-MA. O órgão lançará uma campanha abrangente nas redes sociais, com conteúdo dinâmico e interativo para engajar a população.
Serão divulgados materiais educativos com dicas de segurança, vídeos informativos e quizzes interativos que testarão o conhecimento dos usuários sobre as leis de trânsito e as boas práticas de pilotagem. O objetivo é alcançar um público ainda maior, promovendo a conscientização de forma acessível e divertida, e reforçando a mensagem de que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.