RENOVAÇÃO DA CNH

O QUE É?
 
Sua carteira precisa ser renovada quando estiver vencida ou o vencimento estiver próximo ou se desejar inserir observações como EAR (Exerce Atividade Remunerada).
 
Observação: você pode usar sua carteira por mais 30 dias depois da data do vencimento. Após esse período o condutor poderá ter sua carteira recolhida e o veículo retido até a apresentação de condutor habilitado, além de cometer uma infração gravíssima (multa R$ 293,47).
 
REQUISITOS PARA SOLICITAÇÃO:
 
Exame de aptidão física e mental apto ou apto com restrição;
Atividade remunerada – exame psicológico apto ou apto com restrição;
Pagamento da taxa de serviço.
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
 
CNH(original e cópia);
RG (original e cópia) – no caso de alteração de dados de identificação;
Comprovante de residência ou declaração - no caso de alteração de endereço.
 
ONDE SOLICTAR:
 
Nas unidades de atendimento do Detran-MA.
 
* Valores referentes aos exames clínico e psicológico não estão inclusos no valor acima e devem ser pagos diretamente na clínica.
 
ATENÇÃO:
 
O condutor que tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode incluir Atividade Remunerada na CNH, para tal deverá fazer o exame psicológico.
 
Se a Carteira Nacional de Habilitação NÃO for do estado do Maranhão, o serviço a ser realizado é o de alteração de dados acrescido da averbação, sendo necessário realizar a coleta de foto e assinatura novamente.
 
Carteira dentro da validade deve ser recolhida para ser inutilizada.
 
Entenda aqui como funciona a validade de sua CNH.
 
Saiba como obter sua CNH Digital no aplicativo CDT.

1 - COMO FUNCIONA O CRLV DIGITAL?

RESPOSTA: Na prática, o CRLV digital é mais uma forma de digitalizar oficialmente os documentos que precisam estar em posse do motorista durante a circulação com o veículo.

2 - PARA QUE SERVE O CRLVE?

RESPOSTA: As versões digitais podem substituir as versões tradicionais (de papel) em uma abordagem de trânsito. Ou seja, qualquer uma delas é válida, ainda que autoridades esperem que o uso da versão digitalizada se torne amplo, reduzindo questões como roubo ou perda do documento físico, que pode ficar guardado em um local seguro.

3 - QUEM PODE USAR O CRLVE?

RESPOSTA: Todos os proprietários de veículo que estejam devidamente regularizados podem utilizar no formato digital ou impresso. Vale lembrar que, segundo a legislação de trânsito vigente, os motoristas que trafegam sem o CRLV são autuados de acordo com a lei.


NOTÍCIAS