01/06/2022

Image

Detran-MA emite nova Carteira Nacional de Habilitação a partir desta quarta-feira (1º)

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) começa a emitir, a partir desta quarta-feira (1º), a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com novo visual, o documento possibilita o uso do nome social e da filiação afetiva, bem como conta com código internacional utilizado nos passaportes, tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir e informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista.

 

A mudança atende a resolução nº 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 13 de dezembro de 2021 no Diário Oficial da União. A nova CNH conta com mais dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações. 

 

A substituição para o novo modelo não é obrigatória, pois o documento será implementado gradativamente para as novas habilitações, renovações e segundas vias. Além disso, a CNH continua com a validade de 10 anos para pessoas com até 50 anos. 

 

A nova versão apresenta tradução em inglês, espanhol e português com o objetivo de facilitar o uso em outros países, bem como possui uma nova cor amarela para dificultar a falsificação e fraudes. Outras modificações são que o novo modelo destaca quais condutores estão com a permissão para dirigir, com a letra “P”, ou a CNH definitiva, com a letra “D”, impressas.

 

Renovação de CNH

 

No Maranhão, a renovação da CNH pode ser feita neste link. No site, abra o serviço de renovação da CNH, emita a guia de pagamento com o comprovante de abertura do serviço e efetue o pagamento. Após esse processo, clique neste link para agendar a data, o horário e o posto de sua preferência para capturar foto e assinatura. Compareça ao posto de atendimento do Detran que você agendou meia hora antes do horário agendado, levando o comprovante de agendamento, documento de identificação e o comprovante de abertura do serviço.

 

Após isso, dirija-se à clínica que consta no comprovante de abertura de serviço para a realização do(s) exame(s). Em caso de curso especial para ser impresso em sua CNH, dirija-se a um Centro de Formação de Condutores credenciado para realização do mesmo. Use o serviço "Histórico do Condutor", na guia “habilitação” do portal de serviços disponível no site do Detran, para obter informações sobre seus serviços de habilitação.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/DETRAN-MA

Texto: Thalia Lemos

Revisão: Kleo Souza

Arte: Carol Aquino

Compartilhe

Serviços em Destaques


HABILITAÇÃO
VEÍCULOS

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!