30/08/2021

Image

Detran-MA atendeu, só em agosto, mais de 1.500 usuários em mutirões para retirada de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) encerrou, no sábado, 28, a série de mutirões de Exames Práticos de Direção Veicular (EPDV) realizados em agosto no Maranhão. No total, durante todo o mês, foram realizados 1.519 atendimentos agendados só em mutirões de exames práticos, mas foram ofertadas 1.647 vagas.

Só no mutirão de sábado, 455 candidatos fizeram seus exames práticos para emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) nas categorias A,  B e D. Houve atendimento em São Luís (polos Castelinho e Cidade Operária), Paço do Lumiar, Imperatriz, Bacabal e Caxias. 

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, os mutirões  agilizam o atendimento aos candidatos. “Nossa meta é atender a demanda reprimida com a pandemia. Sabemos o quanto a Carteira de Habilitação é importante, pois, muitos necessitam do documento para trabalhar e estamos atuando para agilizar ainda mais o acesso a ele, tanto por meio dos mutirões como melhorando todo o processo, desde o agendamento à emissão”, destacou Francisco Nagib.

Segundo a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, os mutirões permitem a ampliação da oferta de vagas e o atendimento à demanda reprimida com a pandemia da Covid-19. “Já estamos planejando novas medidas para agilizar ainda mais nosso atendimento aos candidatos à CNH, como ampliação das bancas examinadoras no estado. Queremos ofertar o melhor atendimento aos usuários dos nossos serviços e os mutirões têm nos ajudado muito neste nosso objetivo. Esse trabalho é resultado do esforço de todos os servidores”, informou a coordenadora. 

Na avaliação do chefe da Divisão de Exames de Tráfego do Detran-MA, John Malheiros, o balanço dos mutirões é positivo, pois, com a ampliação da oferta de vagas para todo o estado, muitos candidatos puderam fazer os exames. “Outro benefício é que os mutirões acontecem aos sábados, então quem não pode durante a semana, porque trabalha ou estuda, tem oportunidade de fazer seus exames com tranquilidade. Com a pandemia, tivemos uma demanda reprimida, e os mutirões são uma forma de agilizarmos o atendimento aos candidatos”, afirmou ele.

Agradecimento

O gestor destacou o papel fundamental dos servidores do Detran-MA e Ciretrans para a realização dos mutirões, pois dedicam seu tempo aos sábados para o atendimento aos cidadãos.  “A gente agradece a disponibilidade de todos, principalmente os examinadores. Isso demonstra o quanto nossos servidores são dedicados e colaboram para ampliarmos e agilizarmos o acesso das pessoas à CNH, por meio dos mutirões”, frisou John Malheiros.

Para os candidatos, os mutirões são ótima forma de agilizar o processo para retirada da Carteira de Habilitação. “Eu estudo durante a semana e ainda não tinha conseguido um tempo para fazer a prova prática, e ficava adiando a retirada da minha carteira. Mas quando vi que tinha vagas aos sábados, marquei logo. Achei uma ótima ideia. Agiliza o processo”, disse Maria Isadora da Silva.

Na opinião de Thaisa Costa, outra candidata que aproveitou o mutirão para fazer seu exame prático, a iniciativa beneficia muito as pessoas. “O mutirão agiliza o atendimento e temos um dia a mais para fazermos o exame prático e podermos logo ter a nossa carteira, que para muita gente é essencial para começar a trabalhar”, afirmou.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!