21/02/2021

Image

DETRAN-MA aponta as três infrações mais cometidas por motoristas no Estado em 2020

Transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%, ou até 50% e estacionar em local proibido são as três infrações mais registradas entre os motoristas do Maranhão no ano de 2020. Esse mesmo cenário tem continuado também nos primeiros meses de 2021.

De acordo com dados do  Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), as infrações por excesso de velocidade acima do limite permitido continuam sendo as mas cometidas, inclusive com vetor ascendente na comparação janeiro/2021 com janeiro/2020. Somente em janeiro deste ano, motoristas praticaram 12.566 infrações no Estado. Em São Luís, esse número chega a 12.547, superando em 33%, o mesmo período do ano passado, que apresenta o registro de 8.405 infrações em 2020.

Os dados Detran-MA revelam ainda que, no ano de 2020, o número total das  infrações cometidas por condutores de veículos chegou a 297.435, no Maranhão. Em São Luís, foi registrado o total de 227.158 infrações nas vias de transito urbano da capital.

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, explica que as infrações cometidas, no Maranhão, nos últimos cinco anos, se reportam sempre ao excesso de velocidade acima do permitido de 20% a 50% como as infrações mais cometidas. “Vimos, em 2020, um diferencial com relação aos anos anteriores, quando aparece o aumento da infração de estacionar em local proibido, ficando esta infração como a terceira mais cometida no Estado”, afirma.

Segunda ela, a incidência das infrações por excesso de velocidade decorre, em boa parte, da eficiência das fiscalizações eletrônicas, responsáveis pelos registros desses números, principalmente, na cidade de São Luís. “Os locais de fiscalização eletrônica são estipulados pelos órgãos de trânsito, mediante um estudo técnico preliminar e os equipamentos são instalados em pontos onde se verifica alto índice de sinistralidade. É importante essa observância do limite de velocidade estabelecido pelo órgão que possui circunscrição sobre a via, não só para que a pessoa evite uma autuação de trânsito, mas, principalmente, para evitar acidentes e para que vidas possam ser preservadas”, destaca a diretora.

Programas educativos – O excesso de velocidade traz um fator mais agravante que é o aumento de acidentes de trânsito. Muitos acidentes acontecem por que as leis de trânsito não são respeitadas, trazendo como consequências prejuízos materiais e danos emocionais, principalmente, quando acontece a perda de um ente querido.

Nos últimos cinco anos, o Detran-MA, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, intensificou as campanhas e os programas educativos com o objetivo de alertar condutores de veículos sobre os perigos para o excesso de velocidade como a maior causa de sinistralidade nas vias.

No período de chuvas, o excesso de velocidade agrava o perigo para acidentes no trânsito. Para diminuir os riscos e conscientizar os motoristas para que sigam as condutas adequadas no trânsito, as campanhas educativas se tem sido permanentes, contínuas e intermitentes.

Todos os dados e estão disponíveis no site www.detran.ma.gov.br

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!