03/01/2021

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O ano de 2020 reservou ao Detran MA um desafio impar.  A Pandemia de COVID-19, que assolou o mundo, obrigou todos os segmentos da sociedade civil organizada a criarem alternativas ou reinventarem-se para que suas atividades fossem retomadas com segurança. O Órgão adotou os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), implantou o agendamento eletrônico, regulamentou regras de distanciamento nos ambientes, rodízio de servidores, e garantiu aqueles com comorbidades ausentar-se do trabalho ou a possibilidade do home office.

 

Para garantir a segurança dos servidores e usuários o Detran MA investiu em aquisição de materiais de segurança, colocou barreiras de acrílico em todas as áreas de atendimento ao público, tanto na sede quantos nos postos e Ciretrans, adquiriu álcool em gel, distribuiu mascaras de proteção e face still.

 

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, destacou os esforços para que os serviços fossem retomados de forma segura.

 

“Fizemos planejamentos com o intuito de garantir o retorno das atividades de forma segura e célere. Parabenizo e agradeço todos os servidores que atuam de forma incansável para assegurar a qualidade na prestação de serviços para a sociedade”, declarou.

 

O Diretor Administrativo do Detran MA, José Rorício Aguiar de Vasconcelos Jr, afirmou que mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, o Órgão criou estratégias para garantir o andamento das atividades e a prestação dos serviços ao público.

 

“O Detran MA investiu em aquisição de materiais de segurança e higiene como álcool em gel e máscaras de proteção, além da adoção do agendamento eletrônico que permitiu uma maior organização no atendimento, mais comodidade aos usuários, melhor otimização de tempo de servidores, e possibilidade do setor de segurança orientar e acompanhar de forma eficaz o distanciamento regular em filas, e ambientes de espera. Seguindo o planejamento, também foram retomadas as reformas e restaurações nos prédios da Autarquia, garantindo melhores condições de trabalhos para os servidores e acomodações mais modernas para os usuários. A reestruturação do prédio do Arquivo e Patrimônio, e a criação do espaço físico da Coordenação de Educação para o Trânsito, assim como a reforma e ampliação das Ciretrans de Grajaú, Chapadinha, Timon, Balsas e a intervenção predial em Imperatriz foram uma grande conquista. 

José Rorício também ressaltou que, o Detran-MA chega ao final de 2020, com o dever cumprido no que diz respeito à busca de melhorias e proteção dos seus servidores e garantia de atendimento digno aos seus usuários.

 

A Assistente de trânsito e Chefe da Assessoria de Segurança do Detran-MA, Lília Olimpio, afirma que, atualmente o setor de Vigilância e Monitoramento superou as mudanças de rotina impostas pela Pandemia.

 

 “Trabalhamos vinte quatro horas, com treinamento prévio e planejamento constante. A readaptação dos funcionários para o atendimento ao público agora através de agendamento eletrônico foi um sucesso, toda a equipe de vigilância, juntamente com a ajuda dos bombeiros civis, desenvolveram um trabalho de conscientização dos usuários para a prática das novas normas sanitárias, como uso da máscara e cabines higienizadoras, bem como o respeito à demarcação das filas. Acompanhamos diariamente a entrada de pessoas em todos os postos, Ciretrans e Sede do Detran MA através do videomonitoramento, e observamos a redução significativa de ocorrências, dada a eficiência do agendamento eletrônico para o controle de acesso ao Departamento”, ressaltou.

 

A Chefe da Assessoria Engenharia do Detran-MA, Adriana Lima esclareceu que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, as obras e melhorias nas estruturas físicas puderam ser retomadas na Região Metropolitana e nas Ciretrans.  “Começamos 2020 com a entrega de obras importantes como a do prédio da Coordenação de Educação para o trânsito e o Prédio da Ciretran de Grajaú. Neste período de pandemia, o maior desafio foi criar mecanismo para dar segurança aos servidores e usuários como barreiras de proteção nos guichês de atendimento ao público, instalação de cabine de higienização, criação de fluxos de entrada e saída e posicionamento de cadeiras para garantir o distanciamento social. Na parte da construção civil, apesar de enfrentarmos dificuldades na aquisição de insumos como tijolo, cimento e areia, conseguimos realizar reformas de prédios e setores localizados na sede do Órgão, assim como nas Ciretrans de Balsas, Timon e Chapadinha, além de melhorias nas Ciretrans de Caxias, Bacabal, Santa Inês, São João dos Patos e Presidente Dutra. As pistas de Provas Práticas de Direção Veicular categoria A, das Ciretrans de Timon, Chapadinha e Pinheiro também foram revitalizadas. Trabalhos realizados com muito esforço e dedicação com o intuito de proporcionar locais seguros e com comodidade para servidores e usuários”, afirmou.

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