27/12/2020

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2020: Os desafios do Detran-MA para oferecer celeridade e segurança nos atendimentos aos usuários durante a pandemia

2020 tornou-se um ano desafiador para os setores do serviço público que tiveram que aprender a conviver com novos protocolos de atendimento e medidas de segurança, determinadas pela OMS e pelo Governo do Maranhão. Diante deste cenário, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) buscou garantir um atendimento ao cidadão com organização e celeridade, por meio de agendamento e serviços online, para atender a demanda oriunda dos seus usuários. 

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, ressalta que, para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, foi necessário mudanças no atendimento e criar uma gestão estratégica, comprometida com o bem estar da sociedade. “Este ano, executamos um planejamento que ofertou um retorno seguro aos nossos servidores e usuários. Tivemos êxito nos serviços online e presenciais com o agendamento prévio e conseguimos oferecer rapidez e organização, com horários programados para os serviços selecionados”, afirma.

O Diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, afirma que para gerenciar os serviços do Órgão, precisou de um planejamento audacioso de expansão e de melhoria nos serviços prestados ao público. Ele destaca que, com a pandemia, o Órgão teve que se reinventar para continuar suas atividades e que o “novo normal” trouxe grandes desafios, fazendo o Detran-MA ficar mais forte, dinâmico e eficiente.

Sobre o atendimento por meio de agendamento prévio, ele explica que havia um anseio de servidores e usuários para esta implantação. “Mesmo sendo um trabalho de aperfeiçoamento continuo, os números de atendimento, atestam o sucesso desta medida. O Detran-MA, como importante engrenagem do Sistema de Segurança Pública do Estado, não pode parar, porque busca a preservação do nosso maior bem que é a vida, tanto em nossas atividades de registro, relacionadas a condutores e veículos, como em nossas ações de educação para o trânsito”, destaca.

A Coordenadora de Habilitação, Maria de Nazaré Nunes do Nascimento, servidora estadual há 38 anos, sendo que 20 deles dedicado a área de habilitação, afirma que teve a preocupação em cumprir todas as medidas sanitárias adotadas em 2020. A primeira medida, segundo ela, foi a de reduzir os números de exames teóricos e práticos evitando aglomeração e garantindo a saúde dos examinadores e dos candidatos. Além disso, foi implantado o protocolo de higienização dos veículos, antes e depois dos exames práticos, e, mantido o distanciamento entre os candidatos nas salas dos exames teóricos.

Nazaré Nunes afirma, ainda, que, apesar de toda a dificuldade que a pandemia impôs, este ano, o Detran-MA teve inúmeros avanços, como a finalização da implantação das salas de exame teórico digital em todas as Ciretrans e, também, nos Postos Avançados do Calhau e da BR 135, em São Luís, medida que vem contribuindo para o lançamento imediato do resultado.

Outro incremento do Órgão foi a liberação dos serviços online, possibilitando ao condutor solicitar a CNH, renovação e a segunda via do seu documento. “O ano de 2020 possui números significativos no setor, como a emissão de 165.794 CNH’s, além de realizarmos 108.918 exames, mesmo, sem o Órgão funcionar nos meses de abril, maio e junho, devido à quarentena de prevenção ao Covid-19. Comparado ao mesmo período em 2019, que chegou somente a 144.300 mil exames, tivemos um salto de demanda”, explica.

O Coordenador de Veículos, Antonio Francisco de Souza, esclarece que, a direção geral do Detran-MA buscou mitigar os efeitos da pandemia para que não ocorresse o acúmulo de serviços. Primeiro, procurou unificar os procedimentos na área de veículos, em todas as suas unidades. Em seguida, o setor começou a atender de forma remota, por meio de despachantes, e liberar registros e emplacamentos de veículos adquiridos nesse período.

“Isso nos ajudou a avançar e não permitir um impacto tão grande de acúmulo nos serviços na área de veículos. E por outro lado, ajudou muito os despachantes a continuarem com seu trabalho durante a pandemia”, afirma.

Em 2020, o Detran-MA implantou a vistoria eletrônica em todos os postos de atendimento da Região Metropolitana de São Luís, trazendo modernização e mudando, significativamente, a qualidade e segurança nesses serviços. Para 2021, o desafio será a expansão da vistoria eletrônica para as Ciretrans.

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