14/12/2020

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DETRAN e a busca por agilidade e segurança nos serviços de atendimento
 
A sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), localizada no bairro Vila Palmeira, em São Luís, é a unidade com o maior número de serviços de trânsito realizados em todo o Estado. De janeiro até a primeira semana de dezembro,  foram realizados mais de 185 mil atendimentos, entre Vistoria, Atendimento Geral, Protocolo, Habilitação e Entrega de Documentos.
 
Este ano, devido a pandemia, foram implantadas diversas medidas para oferecer mais segurança na prestação de serviço aos usuários e servidores do Órgão. O atendimento presencial foi retomado em junho, por meio de agendamento prévio, seguindo todos os protocolos de saúde, como a desinfecção do ambiente e dos móveis, colocação de barreira acrílica, além da organização para respeitar o distanciamento social entre funcionários e usuários. 
 
Segundo a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o agendamento para os serviços vem ofertando mais rapidez e organização no atendimento ao usuário. “Proporcionar um atendimento célere e com qualidade é um dos nossos principais objetivos. Durante o período de junho a primeira semana de dezembro, foram realizados mais de 102 mil atendimentos ao público, somente em nossa sede, de forma segura e ágil. Isso só foi possível graças ao empenho de toda a equipe do Detran-MA”, ressaltou.
 
O Assistente de Trânsito e Coordenador de Atendimento de Veículos da sede do Detran-MA, André Estrela, que também responde pelo setor de Entrega de Documentos, ressalta que o período de pandemia foi iniciado com a palavra “adaptabilidade”. “O atendimento ao usuário, externo e interno, foi retomado dentro do protocolo de prevenção de saúde. Além disso, o sistema de agendamento mantém a qualidade dos serviços ofertados pela autarquia à população com toda tranquilidade e segurança”, declarou reforçando ainda que que a implantação do CRLV eletrônico ofereceu dinamismo ao atendimento e uma ótima opção ao usuário. 
 
O Assistente de Trânsito e Coordenador do Atendimento de Habilitação da sede, Emerson Ribamar Silva Lima, também é responsável pelos setores de Protocolo e Disk Detran. Ele afirma que, apesar da pandemia o grande desafio em atender presencialmente foi superado com qualidade e eficiência.
 “Entre as medidas tomadas por esta Autarquia para preservar a saúde dos usuários e servidores, destacamos o serviço de agendamento. Diariamente são realizados centenas de atendimentos de forma organizada e rápida e sem aglomerações”, disse.
 
O Chefe da Divisão de Vistoria e Emplacamento do Detran-MA, Brunno Arnaud, afirmou que apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o ano de 2020 teve muitas conquistas. 
“Iniciamos com inovação e tecnologia, com a implantação da vistoria digital em todo Estado, trazendo mais segurança ao proprietário do veículo e ao servidor que o atende. Os procedimentos de vistoria são realizados, por meio de agendamento, oferecendo mais organização e agilidade ao atendimento. Além disso a direção geral do órgão tem tido iniciativa e atitude para melhorar, cada vez, mais o atendimento ao público e oferecer melhorias para os servidores”, afirmou.
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