30/07/2020

Image

Detran-MA reforça segurança no trânsito com Operação Lei Seca

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou mais uma blitz da “Operação Lei Seca”, na noite de quarta-feira (29), na avenida São Luís Rei de França. A ação tem como objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito, causados por condutores que persistem em dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.

Segundo dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante a fiscalização foram abordados 122 veículos, realizados 120 testes do etilômetro, com 02 recusas e 02 autuações de infração a condutores por dirigiam sob o efeito de álcool. 

As ações da “Operação Lei Seca”, que estão sendo realizadas durante o período da pandemia da Coid-19, seguem todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Os servidores do Detran-MA e os policiais que participam das blitzen usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e estão respeitando o distanciamento social.

De acordo com o servidor do Detran-MA, Rubens Caalmon, que participou da ação na avenida São Luís Rei de França, os testes com etilômetro estão sendo realizados de maneira bastante segura pra evitar riscos de contágio do coronavirus. “As piteiras utilizadas para os testes são descartáveis e os servidores do Detran-MA estão usando luvas para manusear o etilômetro e os documentos dos condutores”, destacou.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e vice-presidente do Forum da Operação Nacional da Operação Lei Seca, Rositânia de Farias, as blitzen nas avenidas da cidade são importantes para tornar o trânsito mais seguro. “As ações da Operação Lei Seca ajudam a evitar acidentes e, também, promovem a conscientização dos condutores”, afirmou.

Outras ações preventivas           

Além das ações da “Operação Lei Seca”, o Detran-MA também está promovendo a “Operação Posto Seguro”, uma iniciativa do Órgão que, juntamente com Procon-MA, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, tem realizado fiscalizações em postos de combustível para coibir o consumo de álcool por condutores e a formação de aglomerações que favoreçam o contágio da Covid-19.  

 

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->