27/07/2020

Image

Detran/MA intensifica ações da Operação Posto Seguro

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou no sábado (25),  mais uma ação da Operação Posto Seguro, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária ( BPRV), Programa de Defesa do Consumidor no Maranhão (Procon-MA) e Vigilância Sanitária. A fiscalização aconteceu em bares da Avenida Litorânea com o objetivo de verificar  se as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus estão sendo cumpridas.

Durante a ação, dois bares foram autuados por descumprir os protocolos de segurança contra a Covid-19. Foram verificados que as mesas se encontravam próximas e com a capacidade acima do permitido, assim como a falta de itens que contribuem para a prevenção da propagação da Covid-19.

O diretor de Fiscalização do Procon-MA, Carlos Eduardo Garcia, falou sobre como a Operação Posto Seguro vem se destacando. “Percebemos que, a partir destas ações realizadas em conjunto, alguns locais mudaram as suas atitudes em relação aos cuidados do cumprimento às normas sanitárias, assim como os consumidores. Nossa intenção não é apenas autuar, mas mostrar que a fiscalização possui o intuito de resguardar a segurança da população”, declarou.

A esteticista Lorena Maryanna Soares, que estava em um dos bares fiscalizados, disse que apoia a Operação Posto Seguro. “Acho válido sair para relaxar um pouco, mas é preciso tomar algumas precauções. Ainda estamos passando por uma pandemia, e só conseguiremos sair desta situação se cada um fizer sua parte, incluindo os proprietários de pontos comerciais e os clientes”, disse.

Para a pedagoga Rayelle Silva, a intensificação das fiscalizações são necessárias. “Fiquei muito contente ao perceber que as blitzen da Lei Seca estão acontecendo. E deixo aqui os meus parabéns por essa união entre os órgãos do Governo do Estado com o intuito de fazer valer as medidas de segurança sanitária”, afirmou.

Como parte da ação também foi realizada uma blitz da Lei Seca, na Avenida dos Holandeses. De acordo com o relatório da Divisão de Estatísticas do Detran-MA foram abordados 108 veículos e realizados 95 testes do etilômetro. Houve 13 recusas e 2 autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

Segundo o chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou a Operação Posto Seguro pelo Departamento, a ação busca combater o coronavírus e a situação da alcoolemia no trânsito. “Mudar o comportamento do ser humano é complicado, mas o que nos faz continuar nesta luta é saber que o nosso trabalho tem impacto positivo na sociedade. Nosso objetivo continua sendo salvar vidas, seja no trânsito ou com atitudes que impeçam a propagação do coronavírus”.

Festa clandestina

Uma festa clandestina no bairro do Araçagi, com mais de 1500 pessoas, também foi alvo da Operação. No local foram verificadas diversas irregularidades, como aglomeração, ausência de álcool em gel e uso de máscaras. Também foi constatado o abuso do uso de bebida alcoólica e encontrado diversos frascos de substância ilícita conhecida como “loló”. Além da casa está funcionando sem nenhuma documentação para este tipo de evento.

O Procon e a Vigilância Sanitária interditaram  o local, e o proprietário do imóvel foi conduzido pela Policia Militar até a Delegacia, em razão do artigo 268 do Código Penal, que trata sobre infligir normas que evitem a propagação de doenças infecciosas, como  é o caso da Covid-19.

O capitão do BPRV, Alejandro Jaldin, destacou a importância da Operação neste tipo de situação. “O objetivo desta força tarefa é inibir que irregularidades como esta continuem a acontecer. Ainda estamos em um momento delicado e a população precisa entender e fazer a sua parte. A Operação Posto Seguro, além de inibir ações que possam propagar a doença, também está contribuindo para coibir que ações ilegais aconteçam”, afirmou

Para o chefe do Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Denis Fonseca Cordeiro, a Operação Posto Seguro vem crescendo a cada semana. “Começamos a Operação em razão do grande número de denúncias referentes a aglomeração em Postos de Combustíveis,. Percebemos que surtiu efeito e ampliamos para bares e restaurantes. Nesta terceira semana também foi possível acrescentar a autuação de local que realizava festa sem autorização”, declarou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->