23/06/2020

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) retomou as palestras educativas do Projeto Detran Volante, por meio de videoconferências, através da Coordenação de Educação para o Trânsito do Órgão. O projeto é direcionado a funcionários de ambientes corporativos públicos e privados e têm caráter preventivo e educativo.

Na segunda-feira (22), foi realizada a palestra “Perceba o risco, Proteja a Vida: Motorista x Monstro”, ministrada pelo Chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, tendo como objetivo mostrar o comportamento dos usuários das vias de diferentes ângulos de forma dinâmica.

Pabyo Mendes falou sobre as mudanças realizadas durante este período de prevenção contra o coronavírus. “As mídias sociais já eram usadas como ferramentas para expandir o alcance junto à população, com a ocorrência da pandemia começamos a utilizá-las mais ainda, inclusive para as palestras. O trânsito continua sendo fator de risco para a vida humana, infelizmente, e nós que lutamos todos os dias por uma circulação mais harmônica nas vias públicas, estamos nos reinventando com a dinâmica digital”, afirmou.

A Engenheira da Vale, Flávia Pinto, parabenizou o Detran-MA pela continuidade de suas ações de orientação mesmo a distância. “Tivemos a oportunidade de assistir uma palestra do Detran-MA e foi um momento excelente para conscientização dos nossos empregados. A palestra on-line contou com slides lúdicos, uma apresentação interativa e linguagem acessível e atual. Tudo ocorreu com tanta naturalidade que o formato virtual em nenhum momento se tornou uma barreira”, ressaltou.

A Empresa Vale também recebeu, no último dia 19, a palestra “Direção Defensiva”, para 36 colaboradores. O evento foi ministrado pelo psicólogo do Detran-MA, Raffael Rocha. Foram abordadas as principais causas de acidentes, tipos de condutas corretas que devem ser adotadas por cada cidadão seja ele condutor, passageiro ou pedestre, a fim de garantir mais segurança nas ruas e avenidas.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, as atividades do Projeto “Detran Volante” reiniciaram no último dia 13, de maneira online. “Estamos realizando nossas ações de forma virtual, durante este período de pandemia. Videoconferências e lives são ferramentas utilizadas no processo para conscientizar a sociedade, sobre assuntos ligados ao trânsito. Nosso trabalho não pode parar, salvar vidas é nosso principal objetivo”, declarou.

 

 

Rositânia de Farias falou sobre as ações que estão sendo realizadas pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA. “Estamos trabalhando por meio das mídias digitais e postagens nas redes sociais do Detran-MA. A Campanha do Maio Amarelo continua sendo realizada, também estamos focando na divulgação e conscientização sobre os 12 anos da Lei Seca, e o São João que este ano será diferente, mas que necessita dos mesmos cuidados no trânsito”, afirmou.

As palestras e treinamentos do Projeto Detran Volante podem ser solicitados pelos telefones: 3089-2056 e 3089-2077, pelo site detran.ma.gov.br ou email palestras.cet@detran.ma.gov.br .

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->