28/04/2020

Image

Campanha Maio Amarelo 2020 será em ambiente digital e também vai abordar temas relacionados ao combate ao Corona Vírus.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) tem realizado um trabalho bastante significativo nas campanhas do Movimento Maio Amarelo e, neste ano, terá um desafio maior pela frente, uma vez que a edição de 2020 será realizada com ênfase no ambiente digital. Outra mudança na campanha deste ano é que, além promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, o Maio Amarelo 2020 também vai alertar para o combate à pandemia do COVID-19. O tema escolhido para este ano é “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”.

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

As campanhas do Maio Amarelo costumam promover, através dos órgãos de trânsito e seus parceiros, ações que incluem palestras em escolas e empresas, seminários, abordagens nas ruas, estradas e avenidas, além de eventos esportivos como caminhadas e corridas. No entanto, essas atividades presenciais estão temporariamente suspensas em virtude das orientações do Ministério Saúde para evitar a contaminação pelo Corona Vírus, desta forma, o maior meio de divulgação da mensagem do Maio Amarelo será através das redes sociais, sites e aplicativos.

O Denatran, através da Coordenação Geral de Educação para o Trânsito (CGET), vai priorizar como público alvo da campanha caminhoneiros, motoristas de ônibus, motociclistas e ciclista que trabalham com entregas, além de profissionais de saúde em situação de deslocamento. Também está previsto a utilização do aplicativo Maio Amarelo Kids, direcionado pra o público infantil, e a inclusão de peças de divulgação nos aplicativos da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

No Maranhão, o Detran-MA, através da Coordenação de Educação para o Trânsito, já começou a planejar a sua estratégia para a divulgação no Maio Amarelo no Estado. Entre as sugestões que estão sendo estudadas estão: alterações na iluminação das fachadas dos órgãos públicos favorecendo a cor amarela, faixas em coletivos e em locais de grande movimentação, como postos gasolina e supermercados, além da utilização de cards, memes, vídeos e áudios nas redes sociais.

Caso os órgãos de trânsito retomem suas atividades de atendimento ao público ainda no mês de maio, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA planeja também uniformizar os funcionários de todas as repartições do Departamento com camisas promocionais do Maio Amarelo 2020, além realizar a distribuição de adesivos da Campanha nos pontos de vistoria de veículos.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e representante do ONSV e do Movimento Maio Amarelo no Maranhão, Rositânia de Farias, as adversidades decorrentes da pandemia fazem do Maio Amarelo 2020 um evento ainda mais importante para a sociedade.

“Nos dias de hoje a valorização da vida tem estado muito presente na mídia, nos noticiários e no cotidiano das pessoas. Por isso eu acredito que essa edição de 2020 será uma das mais importantes na história das campanhas do Movimento Maio Amarelo”, afirmou.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->