06/11/2019

Image

Detran/MA realiza ações da Operação Lei Seca no final de semana


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV),  segue realizando as blitzen da Operação Lei Seca, com objetivo de promover mais segurança no trânsito. No último final de semana, as ações aconteceram nas avenidas dos Holandeses, Daniel de La Touche e na rua Vale do Pimenta, no Olho D’água, na sexta-feira (01), no sábado (02) e no domingo (03), respectivamente.

De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante as ações realizadas no final de semana, foram abordados 370 veículos e realizados 374 testes do etilômetro. Houve 43 recusas ao teste e foram lavrados 23 autos a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool.

Além da fiscalização, as blitzen da Operação Lei Seca, também, promovem a conscientização dos condutores sobre a importância das práticas seguras no trânsito. Durante as ações, uma equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA distribui material educativo e conversa com condutores dos veículos abordados sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e vice-presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, Rositânia de Farias, que participou da ação, destaca a importância das ações da Operação Lei Seca. “A Operação Lei Seca é, sem sombra de dúvida, uma ferramenta eficaz no combate aos acidentes de trânsito que ceifam vidas todos os dias, e somente conscientizando as pessoas sobre sua responsabilidade individual, poderemos provocar as mudanças necessárias para um comportamento social salutar e responsável nas vias”, ressaltou.

Já o chefe da Divisão de Estatística do Detran-MA, Pabyo Mendes, observou que as ações tem tido uma boa aceitação das pessoas. “A população tem cooperado positivamente com o nosso trabalho. Além de aprovar a ação preventiva da Lei Seca, muitos condutores se mostram dispostos a ajudar a divulgar a mensagem de um trânsito mais seguro entre seus familiares e amigos”, informou.

Para Gutemberg Pinheiro, condutor que passou pelo teste do etilômetro, as ações da operação Lei Seca promovem mais segurança. “Eu apoio as fiscalizações da Lei Seca, pois acredito que o objetivo é uma questão de proteção”, afirmou.

As ações da Operação Lei Seca têm sido fundamentais na prevenção dos acidentes de trânsito. O condutor que for flagrado no teste do bafômetro ou apresentar sinais de embriaguez, ainda que se recuse a fazer o teste, comete infração gravíssima e está sujeito à multa de até R$ 2.934,70, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode ser suspensa por até um ano e o veículo é retido até que outro condutor habilitado se apresente. Em caso de reincidência o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->