12/08/2019

Image

Detran-MA intensifica operações Lei Seca no fim de semana

 

Com o objetivo de reforçar a segurança, reduzir os números de acidentes e preservar vidas no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, com o apoio da Polícia Militar do Maranhão (PM/MA), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV), mais uma etapa da Operação Lei Seca, neste fim de semana, em São Luís.

As blitzen foram realizadas na Avenida Atlântica, na entrada da praia do Araçagy, na tarde do sábado (10), e à noite, na Avenida Ana Jansen, no São Francisco. As ações da Lei Seca, no Maranhão, completaram um mês no último dia 05 de agosto e vem registrando mudanças positivas no comportamento dos condutores de São Luís.

Durante as blitzen do fim de semana, segundo dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, foram realizadas 170 abordagens a veículos, 148 testes do etilômetro (bafômetro), 22 recusas e 10 autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

Nas ações de fiscalização, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, tem intensificado as abordagens educativas, conscientizando condutores e passageiros acerca das condutas corretas no trânsito, ressaltando principalmente, o respeito às normas da Lei Seca.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e Vice-Presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, Rositânia de Farias, as ações de fiscalização, junto ao trabalho de conscientização que o Detran-MA vem realizando todos os fins de semana, geram mais segurança e contam com o apoio da população.

“Após um longo período de intensificação das ações educativas em todo o Estado, retomamos a fiscalização da Lei Seca há um mês, e temos acompanhado através das estatísticas, que os números de condutores autuados por dirigirem sob influência de álcool, está cada vez menor e isso é muito positivo”, disse.

No mês de julho foram realizadas mais de mil abordagens durante as operações e somente 3% do número total de condutores abordados e submetidos aos testes do etilômetro, foram autuados por alcoolemia. “O cidadão está mais consciente e fazendo a sua parte com relação ao respeito à legislação”, explicou Rosetânia de Farias.

A Assistente Administrativo, Karla Andréa Silva, que saia da praia com o marido, foi abordada na ação na tarde do sábado. Ela fez o teste do bafômetro e zerou. Ela não fez uso de bebida alcoólica para trazer o carro de volta para casa. “A Operação Lei Seca é a maior medida de segurança e prevenção de acidentes de trânsito e o Detran-MA está de parabéns pela intensificação das ações, que está gerando impactos positivos no comportamento do cidadão maranhense no trânsito”, ressaltou.

“O foco das operações são os condutores que dirigem sob o efeito de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que, na maioria das vezes, segundo estatísticas, são os principais causadores de acidentes de trânsito. Os números de pessoas autuadas por alcoolemia, durante as operações, estão cada vez menores e isso confirma a eficácia do trabalho educativo realizado pelo Detran-MA”, ressaltou o Major Alejandro Moucherek Jaldin, responsável pela operação.

O estudante Eduardo Melo Barros, aprovou a forma de abordagem durante a operação e destacou o trabalho educativo do Detran-MA. “Depois da abordagem policial, os educadores me orientaram sobre os detalhes da legislação e da responsabilidade que temos que ter quando assumimos a direção de um veículo. Foi bem esclarecedor”, revelou.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->