09/08/2019

Image

Para celebrar o Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta quinta-feira (8), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou ações educativas, em faixas de pedestres localizadas em duas avenidas da cidade, às 7h, na Carlos Cunha, no Jaracati e às 16h, na Colares Moreira, no Renascença.

Durante as ações, os novos mascotes das campanhas de educação para o trânsito do Detran-MA, Maria Sinaleira e Zé Plaquinha chamaram muita atenção das crianças, facilitando a interatividade com o público. Dez educadores participaram das atividades abordando pedestres, condutores e passageiros de veículos, além de distribuir material informativo sobre dicas de segurança no trânsito.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, ressaltou a importância da data comemorativa ao Dia do Pedestre. “Este é um trabalho educativo que é realizado de maneira constante pelo órgão. Mas, a data comemorativa é necessária para chamar a atenção sobre o pedestre e a responsabilidade de todos para sua integridade e segurança no trânsito. Em algum momento do dia, nós todos somos pedestres e fazemos parte desse grande elo que é o trânsito”, afirmou.

A comerciária, Vanessa Lima, que passa todos os dias pela faixa de pedestre no Jaracati, disse que ações de educação ensinam as pessoas a respeitar a sinalização de trânsito. “Todos os dias vejo situações de risco de acidentes. Eu já vi muita gente atravessando a avenida fora da faixa de pedestre. As pessoas precisam entender que as regras de trânsito foram feitas para proteger a vida”, declarou.

O vendedor ambulante, Matias Felipe Santos, que trabalha próximo ao shopping, ressaltou para importância desse tipo de ação. “Por aqui passam muitas crianças e idosos. É necessário que os motoristas respeitem o pedestre que está na faixa de trânsito. Às vezes, observo muita imprudência no trânsito, tanto do pedestre como dos motoristas”, avaliou.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, participou da ação e falou sobre o Dia Mundial do Pedestre. “Essa data foi criada, principalmente, para lembrar que o pedestre é o componente mais vulnerável nas relações de trânsito. Tanto o pedestre, como o condutor, tem que estar consciente desta condição, para que haja uma redução de acidentes”, afirmou.

O Dia Mundial do Pedestre é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a prioridade da segurança dos pedestres.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->