08/07/2019

Image
 Maranhão é destaque nacional por ações do Maio Amarelo 
 
O Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), recebeu o Troféu Ouro, do Observatório Nacional de Segurança Viária, (ONSV), como o Estado da Federação que mais desenvolveu ações educativas durante a Campanha ‘Maio Amarelo’ 2019.  O prêmio vem como resultado de uma construção do trabalho em prol da mudança de comportamento humano nas vias e pela redução de acidentes no trânsito.
 
A representante do poder público do Movimento ‘Maio Amarelo’ no Maranhão e Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Pereira de Farias, também, recebeu o Troféu Ouro, como destaque para o elevado número de ações educativas cadastradas durante o movimento. Além disso, ela recebeu a Medalha de Honra ao Mérito.
 
Com o tema “Suas ações fizeram a Diferença no Trânsito”, a cerimônia de premiação do ‘Destaque Maio Amarelo’, do ONSV, aconteceu no dia 28 de junho, em Natal (RS), e contou com a parceria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Ministério da Infraestrutura. O objetivo do evento é premiar as instituições que trabalham pela conscientização e educação para um trânsito mais seguro. 
 
Para a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o prêmio do ONSV reforça o propósito do órgão que é o de  reduzir os índices de acidentes no trânsito, por meio de ações educativas. “Estamos muito felizes com esta premiação. Ela representa um reconhecimento do esforço e trabalho para conscientizar motoristas e pedestres, e mostrar a responsabilidade de cada um no trânsito”, afirma.
 
Este ano, o Detran-MA intensificou a campanha do ‘Maio Amarelo’, levando a mensagem “No Trânsito, o Sentido é a Vida” para milhares de maranhenses. Segundo dados da Divisão de Estatísticas do órgão, foram 1.078 ações educativas em todo o Estado. Na região metropolitana de São Luís foram realizadas 391 ações de diferentes modalidades. Entre as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que se destacaram estão a de Pedreiras (112 ações), Barra do Corda (87) e Caxias (58).
 
Durante o mês de maio, o Detran-MA realizou, ainda, 548 palestras em escolas, empresas e instituições públicas e privadas, fez 202 abordagens educativas e distribuiu 402 mil materiais educativos com dicas de segurança no trânsito. O Projeto “Detran Volante”, que leva para o ambiente coorporativo palestras sobre os reflexos do comportamento humano no trânsito, atendeu 47 empresas.
Reconhecimento
 
Para Rositânia de Farias, a premiação representa um trabalho de equipe, que estimula a educação no trânsito em crianças e adolescentes e em adultos, nos seus ambientes de trabalho e lugares de grande fluxo de transeuntes. “Estamos muito honrados, principalmente, por sabermos que o resultado das ações desenvolvidas pelo Detran-MA, transcende o recebimento simbólico das premiações acima referidas, mas, nos mostra a concretização de nossos esforços na redução dos índices de violência no trânsito, em todo o Estado”, ressalta.
 
A Coordenadora de Educação para o Trânsito destaca, ainda, os projetos que abordam a Lei Seca, alcoolemia e os perigos de dirigir embriagado, além do ‘Humanizar’, uma equipe especial que, durante as abordagens educativas, oferece testemunhos de vida e as sequelas obtidas em acidentes de trânsito. 
 
“Hoje somos bem recebidos nos locais onde realizamos as ações. O melhor prêmio são os dados estatísticos que apontam uma queda nos números de óbitos de acidentes de trânsito, de 2015 a 2108”, destaca.
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->