10/06/2019

Image

Maio Amarelo: Detran-MA realiza mais de 1 mil ações educativas no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, durante a Campanha Maio Amarelo 2019, 1.078 ações educativas em quase todo o estado. As atividades foram realizadas na Região Metropolitana de São Luís, e nas demais cidades pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). 

A Campanha Maio Amarelo este ano teve como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, promovendo segurança e cidadania ao conscientizar a população sobre a importância das mudanças positivas no comportamento de condutores, passageiros e pedestres para evitar acidentes e salvar vidas.

Na Região Metropolitana de São Luís, foram realizadas 391 ações de diferentes modalidades. Entre as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) que se destacaram, estão a de Pedreiras com 112 ações, Barra do Corda com 87 e Caxias com 58.

Durante todo o mês de maio, o Detran-MA, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, intensificou suas ações educativas, incentivando atitudes corretas que contribuem para um trânsito mais seguro e humanizado. A campanha trouxe, ainda, o subtema “Me Ouça”, com participação de crianças alertando sua família para os riscos de ignorar as regras previstas na legislação viária.

Para a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, reduzir os índices de acidentes no trânsito, por meio de ações educativas, é um grande desafio. “No mês de maio, todos se dedicam para difundir a campanha no Estado, com atividades educativas que mudem a conduta de condutores e pedestres, diminuindo o índice de acidentes de trânsito”, ressalta.

Para chegar a estes números, o Detran-MA realizou no estado 548 palestras em escolas, empresas e instituições públicas e privadas, fez 202 abordagens educativas e distribuiu 402 mil matérias educativos entre lixocar, ventarolas e panfletos com explicações sobre dicas de segurança no trânsito, adesivos, camisas entre outros.

Entre os destaques está o Projeto “Detran Volante”, que leva para o ambiente corporativo palestras sobre os reflexos do comportamento humano no trânsito e as consequências que isto pode gerar no dia a dia de motoristas e pedestres. Este ano, o projeto atendeu 47 empresas num total de 57 ações em São Luís.

As equipes de educadores do Departamento realizaram, no Maranhão, 202 abordagens educativas em ambientes de grande movimentação pública como bares, restaurantes, ruas e avenidas, levando os Projetos “Direção Certa, mais que um Papo de Bar” e “Detran Cultural”. Também foram feitas 83 blitzen em caráter educativo. As atividades tiveram como objetivo conscientizar os motoristas sobre o perigo de dirigir um veículo após o consumo de bebida alcoólica e a importância do respeito à Legislação de Trânsito.

Os projetos “Detran vai a Escola” e “Condutores do Amanhã”, foram apresentados em várias escolas maranhenses, por meio de palestras educativas com a participação do Grupo de Arte do Detran-MA (Transitarte), orientando crianças do ensino infantil e fundamental, de forma lúdica, a conhecerem as condutas corretas nas vias. Os alunos do ensino médio, além das palestras sobre o trânsito, também receberam orientações foram o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, lembra que a maioria dos acidentes acontecem devido imprudência das pessoas, que não respeitam as regras de trânsito. “As nossas equipes se esforçam para conscientizar a população, sobre a importância do papel de cada um, na construção de um trânsito mais seguro”, declarou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->