28/05/2019

Image

Jardim de Infância Moraguinho recebe ação educativa do Detran

 

Como parte das ações da campanha Maio Amarelo, a equipe de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou, na segunda-feira (27), mais uma atividade do Projeto Detran vai à Escola, no Jardim de Infância Moranguinho, localizado no bairro Alemanha.

A ação levou orientações e ensinamentos aos estudantes com faixa etária de 2 a 5 anos de idade que, de maneira lúdica, aprenderam sobre normas de trânsito e dicas de segurança. “Nós trouxemos para a Escola Moranguinho a Princesinha do Trânsito, porque o lúdico sempre chama mais a atenção da criançada. Eles brincaram na Transitolândia, que é um tabuleiro em que eles aprendem sobre como andar com segurança no trânsito”, explica a educadora de Trânsito, Ariana Barros.

O coordenador de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão, Santos Júnior, também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do uso dos equipamentos de segurança dos veículos.

“A ludicidade com as crianças é uma forma de aprendizagem. Informamos da necessidade, sempre que tiverem em um veículo, de usarem os dispositivos de segurança adequados para cada idade. Trouxemos uma cadeirinha, um bebê conforto e um assento de elevação. Acredito que quando sensibilizamos a criança, ela se torna uma ponte de educação para os pais, e com certeza surte o efeito necessário”, aponta o educador.

A estudante Sara Gabriele, de seis anos, ficou animada com a brincadeira, e garante que aprendeu bastante com a Princesinha do Trânsito: “Eu gostei de brincar na Transitolândia, porque a gente aprende que tem que parar e ter cuidado na hora de atravessar na faixa de pedestres”.

A escola Jardim de Infância Moranguinho atende 78 crianças com faixa etária entre 2 e 5 anos de idade, no bairro Alemanha. “Achamos que é extremamente importante trabalhar a temática do Trânsito com as nossas crianças. Nós desenvolvemos projetos na escola em relação à conscientização que a própria criança já precisa ter. Elas aceitam e gostam bastante. Ensinamos sobre as placas de sinalização e os cuidados de modo geral, mas tudo com uma linguagem acessível, que possa ser compreendida por elas”, destaca a coordenadora pedagógica Rose Ferreira.

As ações da Campanha Maio Amarelo continuam até o final do mês, com trabalhos diretos de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->