24/05/2019

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, (Detran-MA) promoveu, na quinta-feira (23), diversas ações educativas como parte do cronograma de atividades do Movimento “Maio Amarelo”. O objetivo das ações é conscientizar a sociedade sobre a segurança e mobilidade no trânsito, propondo um envolvimento direto da população nas atividades educativas.

Desta vez, a ação aconteceu na Unidade de Ensino Básico Joaquim Pinto, localizada na Estrada do Maracujá, com o Projeto “Detran vai à Escola” que, por meio de brincadeiras paradidáticas, levou conhecimento sobre o trânsito, para  alunos de três a cinco anos de idade.

Os integrantes do grupo de arte do Detran-MA, Transitarte, utilizaram a comunicação, por meio da Transitolândia, para orientar as crianças a respeitarem os sinais de trânsito, usar o cinto de segurança, atravessar corretamente uma via, juntamente com um adulto e, alertar os pais para que não  utilizem o celular enquanto dirigem.

Para a educadora do Detran-MA, Jhucy Martins, que interpreta a “Fadinha Cici”, a participação das crianças em ações educativas ajuda a promover a segurança na malha viária. “Neste processo de mudança de comportamento dos adultos, as crianças são muito importante, pois cobram dos pais que obedeçam às leis de trânsito”, disse.

Segundo a gestora da UEB Joaquim Pinto, Jeanne Oliveira, a temática do trânsito faz parte da rotina dos alunos. “As professoras trabalham com a educação para o trânsito em sala de aula, reforçando para as crianças os hábitos corretos e seguros”, declarou.

Os alunos do ensino médio do Centro Educacional Arco Íris, localizado no Maranhão Novo, também, receberam a equipe de educadores do Detran-MA. O intuito da ação é utilizar o espaço da escola para multiplicar os conhecimentos em trânsito e levar os alunos a pensarem sobre a responsabilidade de cada um, na construção de um trânsito mais seguro.

O examinador de Trânsito do Detran-MA, Anderson Oliveira, falou sobre a importância de orientar os jovens que desejam obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Formar jovens conscientes de suas responsabilidades no trânsito é um dos principais fatores para diminuir o número de acidentes e imprudências todos os dias”, afirmou.

Projeto “Detran Volante”

A palestra do Projeto “Detran Volante”, que teve como tema  “Reflexões sobre o nosso comportamento no trânsito”,  aconteceu na sede da transportadora Fedex, no bairro Planalto Pingão e, foi ministrada pela psicóloga e Analista de Trânsito do Detran-MA, Vanessa Espíndola.Os funcionários receberam orientações sobre a postura correta a ser adotada no trânsito, além de materiais informativos com dicas de segurança e sobre o Movimento ‘Maio Amarelo’.

Segundo Vanessa Espíndola é muito importante que os gestores das empresas pensem em ações preventivas que ofereçam a discussão sobre a segurança no trânsito. “O conhecimento repassado para cada um, possibilita que atitudes corretas e seguras sejam adotadas no trânsito. Por isso é importante que os dirigentes das empresas invistam em ações que agreguem valores e promovam mudanças positivas na sociedade”, falou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->