13/05/2019

Image

Maio Amarelo: Detran-MA promove ação educativa inclusiva em escola da capital

A equipe de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran- MA) realizou, nesta segunda-feira (13), mais uma ação do projeto Detran-MA vai à Escola, inspirada no Movimento Maio Amarelo 2019 com a mensagem “No trânsito o sentido é a vida”. A atividade educativa foi destinada a 30 alunos surdos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental, da Unidade de Ensino Básico Luís Viana, localizada no bairro Alemanha, Região Metropolitana de São Luis.

Ação foi acompanhada por professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da UEB Luis Viana. Após a palestra, os alunos foram convidados a brincar no circuito Transitolândia sob o comando da Fadinha Cici, personagem do Transitarte – núcleo de arte do Detran-MA. Enquanto brincava, a Fadinha ensinava as crianças à respeitar as regras de trânsito e a entender a importância de atravessar na faixa de pedestre, respeitar o sinal vermelho, usar o capacete e cinto de segurança.

Segundo a educadora do Detran-Ma, Jhucy Martins, envolver as crianças em ações educativas para a promoção da segurança no trânsito é essencial para mudar o comportamento dos adultos. “Elas são tão importantes nesse processo de mudança do comportamento dos pais e responsáveis, que foram escolhidas para representar o Maio Amarelo este ano. “Me ouça”, subtema do Maio Amarelo, é o chamado das crianças para a redução de acidentes de trânsito no Brasil. É preciso ouvi-las, é preciso salvar vidas”, ressaltou.

A coordenadora da UEB Luís Viana, Erlena Régia, explicou que a presença dos educadores do Detran-Ma na escola, com ações de orientação e educação para o trânsito, faz a diferença na vida dos alunos. “É um momento importante. É muito difícil ter alguém que explique aos nossos alunos surdos que é necessário obedecer a regras ao andar nas ruas. Eles vivenciam o trânsito, mas não compreendem as regras. Além de inclusiva, esta foi uma experiência maravilhosa para a formação das nossas crianças”, ressaltou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->