20/02/2019

Image

Educadores do Detran-MA realizam ação na sede do Procon-MA

Para alertar sobre os perigos de dirigir sobre o efeito de bebidas alcoólicas, os educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizaram, nesta quarta-feira (20), uma ação do Projeto ‘Detran-MA em Ação’ para os servidores do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

Durante as atividades, que aconteceram na sede do Procon-MA, a equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito distribuiu materiais informativos e realizou testes do etilômetro/bafômetro, para demonstrar como funciona o equipamento utilizado nas blitzen da Lei Seca. Para realizar os testes, os educadores utilizaram enxaguante bucal, que contém teor alcoólico.

Durante a ação, o educador Júlio Fernandez,  explicou aos participantes que as leis de trânsito, especificamente a Lei Seca, proíbe qualquer consumo de álcool por motoristas de veículos automotores.

“Mesmo que o condutor tenha ingerido uma dose pequena de bebida, o etilômetro apresentará o índice alcoólico. Muitas vezes, o condutor bebe uma cerveja e acredita que não é relevante, mas, isso poderá ser um problema porque aumenta o risco de acidente de trânsito”, explicou.

O chefe de serviços de Recursos Humanos do Procon-MA, José Damião Teixeira Soares, ressaltou a importância da ação, no intuito de conscientizar os servidores sobre segurança no trânsito. “A ação foi muito esclarecedora. Tenho certeza que todos saíram mais conscientes e que o objetivo foi cumprido”, afirmou.

As ações educativas do Projeto ‘Detran-MA em Ação’ são realizadas de forma permanente em empresas, órgãos e entidades públicas e intensificadas no carnaval para que a mensagem de segurança no trânsito alcance os maranhenses, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes com vítimas fatais que aumentam no período momesco.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->