11/02/2019

Image
Detran-MA investe em tecnologia e facilita a vida dos usuários
 
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciou 2019, disponibilizando serviços que facilitam a vida da população. As duas principais novidades são a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLVe) e o pagamento do IPVA e taxas de licenciamento dos automóveis via Whatsapp, para clientes do Banco do Brasil (BB).
 
O CRLV é o documento que comprova a propriedade do veículo. Segundo o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o porte é obrigatório e o condutor deve apresentá-lo sempre que for solicitado pelo agente de trânsito. Se não estiver com o documento o condutor estará cometendo uma infração leve e será multado, exceto se o agente de trânsito tiver acesso à consulta informatizada do documento.   
 
O Maranhão foi o oitavo estado brasileiro a aderir à versão digital do Certificado de Licenciamento de Veículos. Segundo a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a ferramenta possibilita praticidade e segurança aos motoristas. 
 
“O condutor pode baixar o CRLV digital sem nenhum custo extra em seu smartphone, via aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível nas plataformas Android e IOS. Dessa forma, pode evitar a multa caso não esteja portando o documento, por alguma razão. A Carteira Digital de Trânsito é mesmo aplicativo em que pode ser baixada a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) digital. Ou seja, a novidade facilita a vida das pessoas, porque os documentos de porte obrigatório dos veículos estarão sempre ao alcance da palma da mão”, ressaltou.  
 
O mesmo acontece com o pagamento do IPVA e taxas de licenciamento do Detran-MA pelo Whatsapp do Banco do Brasil. A ferramenta conta com a tecnologia de WebService desenvolvida pelo Detran-MA, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Maranhão (SEFAZ), para que o banco tenha acesso aos débitos do usuário. Basta que o interessado seja cliente do Banco do Brasil e acione, no smartphone, o pagamento pelo aplicativo, por meio do número (61) 4004-0001.
 
O atendimento do BB para o pagamento da taxa de licenciamento do Detran-MA, DPVAT e IPVA, é autoexplicativo. Após efetuar o cadastro e verificar a segurança garantida pelo banco para o acesso aos serviços de pagamentos via Whatsapp, o usuário deverá seguir o passo a passo sugerido pelo chatbot - uma inteligência artificial que utiliza criptografia de ponta a ponta, nas trocas de mensagens do aplicativo - e que informa ao cliente as opções que ele pode escolher, para concluir o pagamento.
 
É importante lembrar também que o Banco do Brasil nunca entra em contato, oferecendo serviços de pagamento, transferências ou depósito. O contato do serviço sempre deverá ser feito pelo cliente. Os usuários devem ter sempre atenção ao uso de tecnologias da internet. Há sempre gente má intencionada, se aproveitando da boa fé das pessoas.
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->