MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA LEI SECA ACONTECE EM 22 CIDADES BRASILEIRAS

16/04/2018

Image
Seguindo determinação do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, aconteceu no dia 14, sábado, simultaneamente em 22 cidades brasileiras, a 4ª Mobilização Nacional da Operação Lei Seca. O objetivo desta grande ação é reduzir o número de acidentes de trânsito e salvar vidas. De acordo com o calendário nacional até o final do ano serão realizadas mais oito mobilizações. 
 
Durante estas mobilizações, os educadores do trânsito do Detran-MA realizam abordagens para conscientizar os cidadãos sobre a importância de obedecer a legislação viária e alertam motoristas e passageiros sobre as principais causas e consequências dos acidentes nas vias urbanas, estradas e rodovias.
 
De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e representante do Maranhão no Fórum, Rositânia de Farias, as ações realizadas durante as mobilizações da Operação Lei Seca vêm promovendo um efeito muito positivo junto à população maranhense. 
 
“Durante as abordagens educativas da Lei Seca, percebemos que o número de motoristas e passageiros que reconhecem a importância das ações de conscientização, de não dirigir após o consumo de bebida alcóolica, se tornou mais evidente se compararmos aos anos anteriores. As pessoas compreendem que o problema não é somente a aplicação da multa, mas, a probabilidade de colocar sua vida e a vida de outras pessoas em risco de um acidente ou até de morte”, ressalta ela.
 
A Mobilização Nacional da Operação Lei Seca é um esforço coletivo de combate à alcoolemia no trânsito – terceira principal causa de acidentes com morte no país - desenvolvido pelo Fórum Permanente da Operação Lei Seca, e formado por representantes de 22 estados brasileiros.  O Fórum é uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans (AND) da qual, a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, é Vice-Presidente/Nordeste. 
 
Diretora do Detran-MA condecorada em São Paulo
 
A Diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-Ma), Larissa Abdalla Britto, recebeu na última quinta-feira (12) a maior condecoração do CPTran- Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A condecoração é um reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Diretora nos últimos dois anos a frente do Órgão. Nesta solenidade Larissa foi a única civil e também única mulher a receber a Condecoração. 
 
Dica Segura da Semana
 
Ao dirigir na chuva, adote atitudes que garantam a sua segurança e a dos demais usuários da via.
 
- Evite a aquaplanagem. Reduza a velocidade antes de entrar na poça. Se o carro deslizar, desacelere, mantenha o volante em linha reta e não freie;
 
- Não trafegue com pneus carecas. O carro perde a estabilidade e derrapa facilmente;
 
- Use farol baixo. Mantenha uma distância de 8m do outro veículo. Não freie bruscamente;
 
- Ligue o ar condicionado ou deixe os vidros laterais com uma pequena abertura, para evitar o embaçamento dos vidros.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!