Detran-MA realiza I Encontro de Coordenadores de Habilitação

05/12/2017

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), promoveu, nesta segunda-feira (04), o 1° Encontro de Coordenadores de Habilitação. Com o tema “Habilitando cidadãos para Trânsito”, o encontro teve o objetivo de alinhar as diretrizes operacionais, compartilhar experiências e padronizar os procedimentos utilizados na área de habilitação.

O evento reuniu, além da direção do Departamento, Chefes e Coordenadores de Habilitação das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), dos postos avançados e também da sede.

Durante a abertura do encontro, a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, falou da importância do evento. “Além de promover a troca de experiências entre os profissionais da Habilitação, o encontro foi idealizado para alinhar as novas regulamentações da legislação. Temos inovações para serem colocadas em prática no ano de 2018, e o encontro pretende unificar os procedimentos”, disse a diretora.

A Coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, afirmou que o encontro é uma iniciativa da diretoria geral do Departamento, que vem priorizando a qualificação do servidor e a melhoria na qualidade do serviço prestado. “Este evento é necessário para que todos os profissionais da área estejam aptos, de forma uniforme, para atender as demandas do setor”, destacou.

Na primeira palestra, o Chefe da Divisão de Exames de Legislação do Detran-MA, Jonatas de Souza, apresentou os procedimentos para a elaboração do Calendário de Exames, explicando como é organizada a disponibilização de exames no sistema.

“Mostramos os procedimentos para que todos possam entender como o calendário de exames é elaborado. Explicamos, também, os critérios baseados na legislação e tiramos dúvidas dos servidores”, destacou Jonatas Souza. Durante a palestra, ele apresentou a estatística de exames teóricos realizados em 2017 e sobre as exigências legais no processo de habilitação.

Os servidores da Junta Médica do Detran-MA, Adson Guimarães, e Rita Camarão, falaram sobre os procedimentos para a obtenção da CNH Especial. Durante a palestra, foram esclarecidas as etapas administrativas do processo e quais os procedimentos são utilizados pelos médicos e pelas clínicas credenciadas.  

Para o Coordenador de Habilitação da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito de Caxias, (CIRETRAN), Thiego Renan Costa, o evento contribuiu para tirar muitas dúvidas, principalmente, para os funcionários das circunscrições. “Este encontro foi muito proveitoso para todos nós, para tirarmos as dúvidas e compreendendo como alguns procedimentos são realizados”, destacou ele.

O 1º Encontro de Coordenadores de Habilitação encerrou com uma palestra sobre Apresentação sobre o Processo de Avaliação de Exame Prático De Direção Veicular (EPDV) e com a apresentação de uma planilha sobre os “Procedimentos de Habilitação”.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!