Ciretran de Pedreiras faz Dia D do Programa Moto Legal

13/11/2017

Image

A 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Pedreiras promoveu nesta sexta-feira (10), o Dia D do Moto Legal. Uma mobilização em torno do programa de incentivo fiscal do Governo do Maranhão, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), que tem como objetivo reduzir a frota irregular de motocicletas.

O Dia D movimentou proprietários de motocicletas dos doze municípios que integram a área de cobertura da Ciretran de Pedreiras: Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Joselândia, Lima Campos, Poção de Pedras, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Peritoró e Trizidela do Vale.

O Diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, esteve na Ciretran, representando a Diretora Geral, Larissa Abdalla, para fazer a abertura das atividades. O Diretor já foi chefe da Ciretran de Pedreiras e destacou a importância da regularização de veículos e condutores na região.

“Aqui em Pedreiras, a população precisa de um novo trânsito. E um passo pra isso é a regularização. Ela aproxima o condutor da lei, e também colabora com um trânsito mais seguro. O condutor com o veículo emplacado e em situação regular passa a seguir as regras. Sabe que o descumprimento gera punição. A partir do momento que tem punição, até a educação consegue desenvolver um trabalho focado em resultados”, falou o Diretor Operacional.

Durante a solenidade, David Ximenes também fez a entrega de uma cópia do documento que estabelece o convênio de municipalização do trânsito do município de Pedreiras, que foi assinado na sede do Detran-MA, no dia 1º de novembro. Agora, Pedreiras está efetivamente inserida no Sistema Nacional de Trânsito.

O Prefeito de Pedreiras, Antônio França, esteve presente em apoio ao Moto Legal e recebeu o documento do convênio. “Passei seis anos trabalhando como mototaxista, e posso afirmar que o Moto Legal atende uma necessidade além de colaborar com um trânsito mais seguro. Atualmente, buscamos meios de estruturar nosso trânsito também. O convênio é outro passo fundamental nesse processo”, destacou o Prefeito.

Moto Legal

O Moto Legal promove a regularização de motocicletas com valor de até R$ 10 mil. Quem aderir ao programa tem a oportunidade de quitar seus débitos, pagando R$ 50,00 por cada IPVA atrasado, é beneficiado também com a dispensa de juros e multas por atraso e desconto de 50% no valor do licenciamento atual. O programa iniciou em 18 de setembro e vai até 18 de dezembro.

Posse na Ciretran

Na abertura do Dia D do Moto Legal em Pedreiras, o Diretor Operacional David Ximenes também formalizou o ato de posse do novo chefe da 7ª Ciretran de Pedreiras, José Roberto da Conceição Araújo. O gestor é servidor de carreira do Detran-MA.

“A Ciretran tem um papel importante na região, tem levado educação para o trânsito às cidades do entorno, e quero fortalecer esse trabalho. As parcerias com a Polícia Militar, prefeituras e demais instituições são fundamentais na manutenção das ações”, afirmou José Roberto.

O evento contou com a presença de autoridades. Acompanharam a solenidade, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Antônio Fraga, o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jaílson Ferreira, o Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Major Ricardo, o Procurador Geral do Município, Pedro Edílson e os vereadores Gardy, Josivaldo, José Renato, Sérgio Porfírio e Filemon Neto. Também participou do evento, o Grupo de Motoqueiros “Falcões do Asfalto”.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!