Detran-MA realiza Dia “D” de fiscalização de veículos de aprendizagem

09/10/2017

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou no sábado (07), a primeira  etapa do  Dia  “D” de fiscalização de veículos de aprendizagem credenciados pelo Órgão.O evento mobilizou 15 vistoriadores e 10 examinadores do Departamento para atender a frota dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Foram vistoriados 243 veículos entre motocicletas, caminhões, carros, ônibus e micro-ônibus usados para a aprendizagem prática de quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 A Diretora Geral do Detran-MA,Larissa Abdalla, ressaltou os benefícios  do evento para a sociedade. “A realização da vistoria técnica veicular, vai contribuir para o mapeamento desses veículos. Isso possibilitará mais qualidade e segurança para os alunos. Nossas ações de fiscalização de veículos de aprendizagem também serão realizadas nas Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans)”, afirmou.

Para Ramir Aguiar Ribeiro, presidente do Sindicato dos Proprietários das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), o Dia “D”, que é uma parceria entre o Detran-MA e o Sindicato, é uma oportunidade para orientar os CFCs do Maranhão sobre algum ajuste necessário no veículo e garantir a lisura das instituições e a segurança dos usuários.“É importante que os proprietários  dos CFCs participem trazendo os veículos para serem fiscalizados e receberem o  selo comprovando a regularidade”, declarou.

Segundo o Chefe da Controladoria do Detran-MA, João Batista Moraes, durante o procedimento de vistoria são observados se o veículo está de acordo com as especificações do Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Os vistoriadores checam os itens de segurança obrigatórios, as faixas amarelas, retrovisores, os comandos duplos entre outros. Nosso maior objetivo é a segurança e a qualidade dos veículos que serão usados pelos alunos”, afirmou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!