Detran-MA realiza ação educativa na Romaria de motoqueiros a Ribamar

11/09/2017

Image

A equipe de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou no último  sábado (09), uma ação educativa durante a 32ª Romaria dos Motoqueiros a São José de Ribamar. A ação contou com a presença dos integrantes do Projeto Humanizar, e teve o apoio do  Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv).

Uma equipe formada por 15 educadores do Detran-MA distribuiu panfletos educativos e conversou com os participantes da Romaria. O objetivo era conscientizar os motociclistas sobre a importância de se obedecer às leis para promover um trânsito mais seguro.

A ação teve a participação de integrantes do Projeto Humanizar, que é formado por pessoas que possuem sequelas em decorrência de acidentes de trânsito, e agora usam a própria história de vida como alerta para que outros condutores ajam com mais prudência.

O senhor Antônio Nunes Farias, cadeirante há 30 anos, já participa do Projeto Humanizar desde o ano passado. Ele ressalta que esse tipo de atividade é fundamental para elevar a autoestima de pessoas que sofrem com problemas decorrentes de acidentes de trânsito. “Nós estamos aqui para mostrar que ainda podemos e devemos contribuir para um trânsito mais seguro”, declarou.

Para Nalva Santana, de 23 anos, que começou a participar este ano das ações educativas do Detran-MA, o fato de ser cadeirante não pode servir como desculpa para não contribuir de alguma forma para uma sociedade melhor. “A nossa história de vida é um alerta para as pessoas. Portanto, nós temos uma missão importante a cumprir”, afirmou.  

O comerciário Wandson Reis participa da Romaria desde 2007, ele elogiou a ação do Detran-MA. "A cada ano que passa a Romaria reúne mais participantes, por isso é importante que seja feito esse trabalho de conscientização para que não sejam cometidos excessos que prejudiquem os próprios motoqueiros", afirmou.

Já o mototaxista Luiz Gonçalo, que participa pela segunda vez da Romaria, lembrou que muitos motociclistas acabam se acidentando pelo excesso de confiança. "A gente acha que já sabe de tudo, e que nada de mal vai acontecer com a gente porque somos experientes, mas é aí que mora o perigo. Por isso, é bom quando tem essas ações educativas para lembrar que temos que tomar cuidado no trânsito", declarou.     

O BPRv mobilizou um contingente de 80 policiais para realizar a operação de fiscalização. Segundo o Capitão Alejandro Jaldin, desde as 14 horas, os policiais realizaram blitzen ao logo da Estrada de Ribamar para promover a segurança do evento. “Nossa prioridade aqui é a segurança das pessoas”, afirmou o Capitão.

Para o chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito do Detran-MA, Gilmárcio Chaves, que estava coordenando a ação, a Romaria dos Motoqueiros é uma oportunidade ímpar de se atingir um público importante para a segurança do trânsito. “Nós sabemos que boa parte dos acidentes com vítimas fatais envolve motociclistas, portanto, nós não poderíamos deixar de aproveitar essa chance para divulgar essa mensagem educativa diretamente para essa categoria de condutores”, declarou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!