“Nós somos o trânsito”: Detran-MA firma compromisso nacional para reduzir acidentes de trânsito no estado

14/07/2017

Image

 A Associação Nacional dos Detrans (AND) lançou, durante o 57º Encontro Nacional dos Detrans (END), realizado em Brasília, nos dias 12 e 13, o projeto “Nós Somos o Trânsito”. A iniciativa busca melhorar o trânsito no País e reduzir os índices de acidentes com vítimas fatais, por meio de ações educativas permanentes direcionadas às mídias sociais. O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), representado pela Diretora Geral, Larissa Abdalla Brito, aderiu ao projeto e assinou, juntamente com representantes de 26  Detrans,  um termo de compromisso para a execução das ações.

O projeto “Nós Somos o Trânsito” contém WEBSERIES que serão compartilhadas periodicamente nas redes sociais. Cada episódio apresentará conteúdo educativo, com dicas de segurança, curiosidades e orientações, utilizando a linguagem dos internautas para incentivar condutores, pedestres e passageiros a se comportarem de forma adequada no trânsito. Atualmente, o Brasil é o quinto país com maior número de usuários de internet; dos 204 milhões de brasileiros, quase 118 milhões consomem conteúdo digital.

Segundo a Diretora Geral do Detran-MA,  Larissa Abdalla Britto, a adesão do Departamento ao projeto da AND vai reforçar as ações de educação para o trânsito que vêm sendo realizadas no Maranhão, e que já apresentam resultados positivos. “A internet é uma excelente ferramenta para o compartilhamento de mensagens educativas. O projeto “Nós Somos o Trânsito” vai ajudar as pessoas que costumam estar conectadas, a entender  que é preciso melhorar o comportamento no trânsito para evitar acidentes. Um exemplo são os motociclistas, cuja frota  corresponde a 51,31% dos veículos do estado . Ao aderir a esse compromisso nacional, o Detran-MA fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido e cumpre  uma das suas principais missões, salvar vidas”, destacou Larissa Abdalla.

 “Nós somos o trânsito” foi apresentando no encontro da AND pelo técnico da chefia de segurança no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antônio Monteiro. Segundo ele, a base do projeto foi um estudo sobre Segurança Viária para Motociclistas "Em Alagoas iniciamos o estudo a partir do Plano de Segurança Viária para motociclistas, e percebemos o quanto é importante existir um trabalho de conscientização no trânsito. É necessário entender os principais fatores que influenciam para que os acidentes aconteçam e combatê-los. Então, a equipe da chefia de segurança no trânsito do Detran/AL se aprofundou nos estudos e apresentou para a AND o nosso projeto.", enfatizou Antônio Monteiro.

Na oportunidade, da assinatura do termo de compromisso, o presidente da AND e do Detran de Alagoas, Antonio Carlos Gouveia, parabenizou a iniciativa da equipe responsável pela execução do projeto, ressaltando a importância da cumplicidade e a integração de todos os Detrans com a missão de contribuir com um trânsito mais seguro e humano.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!