Aumento das ações de conscientização no trânsito salvam vidas durante todo período carnavalesco

20/03/2017

Image

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), divulgou relatório final da Campanha de Pré-Carnaval, Carnaval e Lava Pratos, realizada em mais de 60 municípios e que sensibilizou cerca de 200 mil pessoas. De acordo com o balanço, as ações de trânsito no período carnavalesco, que tiveram como tema ‘Vem brincar e volte com segurança’, iniciadas no primeiro dia do mês de fevereiro, demonstraram mudança positiva nas atitudes e comportamento dos condutores e pedestres nas vias do Maranhão.

A política de continuidade das campanhas de educação no trânsito, desenvolvidas pelo Detran-MA, refletiram na diminuição significativa no número de crimes e infrações cometidas pelos condutores abordados na Lei Seca. Durante as ações foram distribuídos materiais educativos, ventarolas e preservativos. Os foliões foram orientados sobre a importância de um trânsito mais seguro e sobre os riscos da associação perigosa entre ingestão de bebida alcoólica e direção, principalmente no período festivo de carnaval.

Em 35 dias de ação, o Governo do Estado entregou 450 mil kits informativos com dicas de saúde e de segurança viária. Algumas cidades nunca tinham recebido ações educativas e de fiscalização com foco na Lei Seca. No total, foram abordados 8.067 condutores e realizados 5.371 testes de etilômetro. Entre os motoristas abordados, 624 pessoas se recusaram a fazer o teste. O número de recusas no período do carnaval 2017 foi 36% menor do que em 2016, quando foram registradas 852.

De acordo com a diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, as ações educativas realizadas pelo Departamento foram intensificadas no período carnavalesco para garantir mais segurança no trânsito às famílias maranhenses e aos turistas. Em 2016, apenas 17 municípios, incluindo São Luís, receberam a Operação Lei Seca. Em 2017, o número de cidades que receberam a Campanha do Detran-MA foi mais de três vezes maior.

“É um período em que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, e também o risco de acidentes no trânsito. Iniciamos a campanha de conscientização no pré-carnaval e passamos por cerca de 60 cidades do interior do Estado. A operação Lei Seca também foi intensificada e pudemos perceber, durante as abordagens, que as pessoas estão mais conscientes de que as condutas corretas no trânsito salvam vidas”, explicou a Diretora.

Parceria

Os resultados positivos divulgados pelo Governo do Estado são frutos da atuação conjunta realizada pelo Detran-MA com apoio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), Polícia Militar através da CPRV, Agentes de Autoridade de Trânsito, entre outros parceiros envolvidos nas campanhas de Pré-Carnaval, Carnaval e Lava Pratos.

“É importante que seja dada continuidade ao longo do ano ao trabalho educativo iniciado pelo Detran-MA no período carnavalesco. Para tanto, a divulgação e a ampliação dos programas e projetos devem continuar sendo prioridades nesse Governo, a fim de garantir a manutenção e conquistas alcançadas e evoluir dentro de uma proposta de melhoria contínua, com vistas a um trânsito mais seguro para todos”, pontuou Larissa Abdalla.

A diretora do Detran-MA ressaltou, ainda, que embora os impactos da educação para o trânsito gerem reflexos positivos a médio prazo, de imediato observou-se como benefícios da campanha educativa realizada em todo o Maranhão nesse período carnavalesco, a diminuição do número de acidentes e a regularização de veículos que estavam em dissonância com a legislação de trânsito.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, comemorou os resultados da Campanha de Carnaval do Detran-MA. “Sempre que realizamos as abordagens educativas explicamos as pessoas que as normas de trânsito existem para evitar tragédias. Usar os itens obrigatórios de segurança nos automóveis e não dirigir após consumir bebidas alcoólica, além de estar na lei, são escolhas inteligentes. O que nos deixa mais feliz é perceber que as pessoas estão mais conscientes. O resultado é positivo para todos nós”, disse a educadora.

Região Metropolitana de São Luís

No ano de 2017, o Detran-MA, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, desenvolveu um total de 115 ações educativas de trânsito no período carnavalesco, na Região Metropolitana de São Luís, que compreendeu o período de 22 a 28 de fevereiro, o que representou um aumento de 721% em relação à quantidade de ações desenvolvidas no ano de 2016, que teve um total de 14.

O período carnavalesco de 2017 apresentou a redução de cerca de 65% no número de recusas, 71% em alcoolemia crime e 64% em alcoolemia infração, em relação ao ano de 2016.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!