LICENCIAMENTO ANUAL


Compreende o serviço de licenciamento de veículos previsto no Capítulo XII do CTB, bem como a emissão do CRLV, inclusive em sua versão eletrônica.

I – REQUISITOS

- Inexistência de débitos de infrações (em imposição de penalidade), taxas, DPVAT e IPVA.

- Inexistência de bloqueio judicial, administrativo e/ou roubo/furto.

II - DOCUMENTO DO PROPRIETÁRIO

Pessoa Física

- RG/CPF ou CNH.

Pessoa Jurídica

- CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

- Documento de identificação do titular da empresa.

-MEI: Certificado de Microempreendedor Individual.

- Se firma individual: Requerimento de Empresário – Em caso de impossibilidade da apresentação deste documento poderá ser apresentado uma certidão (simplificada, inteiro teor ou especifica) emitida pela Junta Comercial identificando o administrador.

- Se firma coletiva: Contrato Social e todas as alterações (caso não seja consolidado) ou a última alteração consolidada.

- Se sociedade anônima: Ata de Constituição, Estatuto Social, Ata da Assembléia Geral e Ata de posse da última Diretoria eleita e/ou ato nomeação representante legal da Instituição.

III– Para veículos na categoria ALUGUEL

- Para veículos de categoria Aluguel, Aprendizagem, Ônibus, Micro-ônibus e Caminhões, autorização do poder público concedente. Em caso de Empresa proprietária de veículos de aluguel, deve ser apresentada autorização do poder concedente para cada veículo. Em caso de veículos de transporte coletivo, a autorização poderá ser relacionada à frota.

- O documento será emitido no mesmo exercício que conste no alvará ou licença.

IV- ORIENTAÇÕES

- Após o pagamento do IPVA, TAXA, DPVAT e multas vencidas, o DETRAN/MA remete, via correio, o CRLV do exercício, para o endereço que consta no cadastro do veículo.

- Caso não haja a entrega no prazo estipulado, o usuário deverá se dirigir ao DETRAN/ Postos/CIRETRANs para averiguações.

-Os documentos que retornarem dos Correios ficarão à disposição do proprietário nos Postos, ou na CIRETRAN do Município de emplacamento do seu veículo.

- Para veículos que não sejam de aluguel, caso o documento não tenha sido emitido, será permitida emissão do CRLV no DETRAN/CIRETRAN/Posto Avançado, bem como sua entrega ao proprietário (ou procurador) se assim o desejar, em qualquer tempo, se assim o desejar.

Agende o seu serviço aqui.
 

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->