Motorista no exterior precisa da Permissão Internacional para Dirigir

21/06/2015

Image
 
O período das férias está chegando e muita gente aproveita para viajar para o exterior. Só que para dirigir em outro país, o condutor precisa de uma autorização especial, conhecida como Permissão Internacional para Dirigir (PID). Este documento é indispensável para o turista, e no Maranhão, ele pode ser solicitado a qualquer tempo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em São Luís; ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) localizadas no interior do estado.
 
A PID pode ser feita por qualquer condutor que tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, sem qualquer restrição, e com validade superior a um ano. No exterior, o condutor deve apresentar a PID sempre acompanhada da CNH. O documento é aceito em mais de 100 países. É importante destacar que dentro do território brasileiro, a PID não substitui a CNH.
 
O modelo da PID brasileira segue o padrão estabelecido pela Convenção de Viena, firmada em 8 de novembro de 1968 e promulgada pelo Decreto nº 86.714, de 10 de dezembro de 1981 que trata sobre o trânsito viário internacional.
 
A chefe do setor de Habilitação do Detran, Nazaré Nunes, explica que a PID só tem validade para quem tem visto de permanência temporária em outros países. “Se o condutor pretende residir fora do Brasil é importante que o interessado procure o departamento de trânsito do país no qual vai morar, para dirigir de acordo com as leis de trânsito do país em questão”, alerta Nazaré Nunes.
 
O condutor interessado em retirar a Permissão Internacional para Dirigir pode ir à sede do Detran, na Vila Palmeira, postos de atendimento ou em qualquer Ciretran, portando comprovante de endereço e a CNH original. O processo de obtenção do documento é simples e é cobrada uma taxa no valor de R$ 61,96, que pode ser paga em qualquer agência bancária. A PID é entregue em 48 horas, no próprio local onde o documento foi solicitado.
 
Assessoria de Comunicação Detran-MA
Texto: Márcia Carvalho
 
 
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!