Detran-MA assina convênio de operacionalização de trânsito com a Prefeitura de Codó e PM-MA

25/07/13

O Prefeito de Codó, Zito Rolim juntamente com o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Codó DMTRANS, Francisco Coutinho Sousa,  o Major Jairo Xavier, Comandante da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Codó e o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos assinaram na última quarta-feira (24/07) em São Luís, o convênio de operacionalização dos serviços do sistema de trânsito, entre o Detran-MA, PM-MA, e o município.

Também estiveram presentes na assinatura, o Secretário do Governo Municipal, Ricardo Torres, o Sub Tenente da PM-MA de Codó, Sales e o chefe da 3ª Ciretran de Codó, Cesar Roberto Oliveira Soares. .

Com a assinatura do convênio, o município passa a integrar ao Sistema Nacional de Trânsito, e assume responsabilidades conjuntas pelo planejamento, projeto, operação e fiscalização. Por meio do DMTRANS, a prefeitura passará a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

Para o Prefeito Zito Rolim, todos os trabalhos e esforços para a reorganização do trânsito em Codó visam e têm como objetivo final a segurança da população. “Assinamos um convênio com o Departamento de Trânsito do Estado e a Polícia Militar que irá trazer para Codó muita segurança. Será um divisor de águas para a qualidade de vida em nosso município. Estamos procurando conscientizar a população a usar com responsabilidade seus veículos e a utilizarem de forma adequada as vias de nossa cidade. Estamos reinvestindo na sinalização horizontal e vertical, na equipagem e capacitação de nosso pessoal, para que eles possam orientar os condutores.”

De acordo com dados do Detran-MA, Codó ocupa o 10° lugar na ordem dos municípios com a maior frota de veículos do Estado. São 21.776 veículos, dos quais 15.443 são motocicletas (mais de 70% da frota), 2.654 motonetas, 2.156 automóveis e 580 caminhões entre outros.

“Nossa cidade só tem a ganhar com esse convênio, além de facilitar a vida daqueles que transitam na cidade, vamos fiscalizar com o apoio do Estado, infrações, organizar o trânsito e intensificar nosso trabalho de prevenção junto ao DMTRANS e a PMMA”, destacou o Chefe da Ciretran de Codó, César Roberto Oliveira Soares.

Segundo o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, Codó é um dos primeiros municípios a assinar o convênio após as eleições municipais de 2012, o que demonstra a preocupação do Prefeito em orientar, fiscalizar e estruturar o trânsito da cidade.