Detran-MA leva ação educativa do Movimento Maio Amarelo para caminhoneiros em estradas do Maranhão
Cerca de 50 mil mortes envolvendo acidentes de trânsito são notificadas por ano no Brasil, segundo aponta a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os números preocupantes revelam, ainda, milhares de feridos. Reduzir o número de mortes e lesões no trânsito é uma emergência global e o objetivo central do Movimento Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito.
No Maranhão, a campanha vem sendo realizada em todo o estado, com ações educativas de trânsito para toda a sociedade. Nesta quarta-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou uma ação educativa para caminhoneiros que trafegam pelo estado e estão com veículos estacionados no Posto Valen, espaço localizado no Km 2 da BR-135, em São Luís.
“Nós sabemos da realidade dos caminhoneiros. É um trabalho cansativo, são horas e dias de jornada e sabemos que o trânsito envolve um contexto perigoso. Esse momento de conscientização e educação para os caminhoneiros é muito importante para que eles tenham consciência das regras. O propósito é a redução dos acidentes”, contou o assistente de Trânsito do Detran/MA, Alexandre Pereira, que coordenou a atividade.
A ação educativa faz parte do projeto Detran Cultural, que leva informação de trânsito e ações educativas para espaços públicos, eventos e até em pontos turísticos.
Além de ouvir as orientações dos agentes do Detran/MA sobre excesso de velocidade, os riscos da mistura entre álcool e direção e o perigo do uso de drogas psicoativas nas estradas (como os comprimidos de anfetamina conhecidos como ‘rebite’), os motoristas receberam conteúdo informativo alertando sobre os perigos no trânsito.
“É uma boa para todos nós. Está faltando incentivo nas rodovias, isso ajuda. Eu faço a minha parte, mas na nossa classe existem pessoas que trabalham de maneira diferente, falta mais consciência”, lamentou o caminhoneiro Civaldo Costa, que é de Surubim (PE) e vai trafegar pelas estradas maranhenses até agosto, atuando no transporte de soja e milho.
“O importante é ser responsável e ter amor a si, à sua família e ao próximo”, recomendou Civaldo, que é caminhoneiro profissional desde 1989.
No trânsito, escolha a vida
A intenção do Movimento Maio Amarelo é colocar em pauta pública o tema da segurança viária. Em 2023, a campanha completa 10 anos e tem o verbo “escolher” como foco principal. A ideia é instigar os motoristas sobre as escolhas que podem ser feitas ao volante, como escolher não beber, escolher ser gentil, escolher não usar o celular, e, principalmente, escolher a vida.
Com quase 30 anos de profissão, o caminhoneiro Silvestre Luís Neto, de Palmas (TO), nunca sofreu nenhum acidente. Ele ouviu as recomendações do Detran/MA e contou que o respeito à vida e às regras de trânsito são as principais ferramentas para um trânsito seguro.
“O segredo é trabalhar com base nas sinalizações e normas de trânsito. Assim você está fazendo não só a sua segurança, mas a de outro alguém. O mais importante é a vida”, pontuou.
Silvestre, no entanto, acabou perdendo um sobrinho - que também era motorista interestadual como ele -, vítima fatal da imprudência de outro motorista. Para Silvestre, cada condutor deve fazer a sua parte e respeitar a vida do outro. “Perdi um sobrinho meu. Ele colidiu frontalmente com um caminhão graneleiro que fez uma ultrapassagem irregular”, lamentou.
O motorista José Francisco também recebeu as dicas do Detran/MA e não tem dúvidas: quanto mais informações e orientações para os motoristas, melhor. “O mais importante é conscientização do próprio motorista. Isso aqui é ótimo. A conscientização em primeiro lugar”, afirmou.
Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Social (SECOM)