03/04/2023

Image

Hewerton Pereira completa um ano de gestão à frente do Detran-MA


 

Nesta semana, o Diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), o contador Hewerton Pereira, comemora um ano de gestão à frente da autarquia. Nesses 365 dias, o gestor priorizou seus esforços em prol da qualidade de vida e capacitação dos servidores, resultando em melhorias nos atendimentos interno e externo, e do avanço tecnológico dos serviços ofertados pelo órgão para que cheguem a todos os maranhenses que precisam, com mais agilidade e segurança.

 

Desde sua chegada ao Detran-MA, atender a todos os cidadãos com dignidade e precisão é o foco da gestão de Hewerton Pereira. Por isso, o atendimento na sede, Ciretrans e Postos Avançados foi reforçado e os servidores foram capacitados para melhor auxiliar a população. De abril de 2022 até março de 2023, mais de 540 mil atendimentos foram realizados em todo o Maranhão, abrangendo os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos.

 

Para o Diretor-geral, Hewerton Pereira, assumir o Detran-MA foi uma grande responsabilidade, mas que o trabalho em prol da melhoria no atendimento e na qualidade de vida dos servidores vem sendo compensatório. “Estar à frente do Detran é uma oportunidade muito grande em minha carreira, além de ser a realização de um sonho. Quando chegamos, foi um período conturbado, então, nosso maior desafio, primeiramente, foi a organização interna do Detran. Agora, como já conseguimos obter resultados, estamos colocando em prática projetos para beneficiar os usuários dos serviços do órgão, visando melhorar o atendimento e prestar, cada vez mais, os serviços de forma online”, enfatizou.

 

Dedicação aos servidores

 

Em seu primeiro ano de gestão, mais de 70 ações foram realizadas pelo Detran-MA, entre atendimentos médicos, capacitações, qualificações e outros eventos, como de confraternização e atendimentos estéticos, promovidos durante as campanhas de Dia da Mulher, Dia das Mães e Dia dos Pais para os servidores. Todas essas atividades foram promovidas com o intuito de proporcionar momentos de valorização e bem-estar aos colaboradores, sendo esse propósito uma das prioridades do Diretor-geral do órgão.

 

Um dos destaques da atual gestão foi a promoção do curso de atendimento de qualidade ao cidadão, em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), oportunidade em que os servidores puderam desenvolver conhecimentos e habilidades para a melhoria do atendimento interno e externo, priorizando sempre adotar uma abordagem mais acolhedora e empática.

 

Com a realização dessas ações, Hewerton Pereira conseguiu obter uma avaliação bastante positiva pela maioria dos servidores do Detran-MA, que estão felizes com a gestão do contador, como relatou o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MA, Francion Ferreira, após a recondução do Diretor-geral ao cargo.

 

“Foi uma vitória, principalmente um desejo dos servidores. É inédito os servidores se manifestarem pela manutenção de uma diretoria. Nós estamos há décadas aqui e isso nunca aconteceu. Então, o sindicato é apenas um reflexo do que os servidores querem. A gente se manifestou e acreditamos na continuidade desse excelente trabalho, em um ambiente harmônico, em paz para os servidores”, frisou Francion.

 

Mais reconhecimento

 

O bom trabalho do Diretor-geral do Detran-MA fez, também, com o que Maranhão ganhasse uma cadeira na nova diretoria da Associação Nacional dos Detrans (AND), biênio 2023-2024. Em março, Hewerton Pereira foi eleito conselheiro fiscal dessa importante entidade civil constituída pelos dirigentes máximos, em exercício, dos Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal. 

 

A posse foi realizada na abertura oficial do 75º Encontro Nacional dos Detrans (END), no Centro de Convenções do Brasil XXI, em Brasília, e contou com a presença de autoridades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), como o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

 

A AND tem como missão ser um centro de estudos, debates e sugestões para possibilitar ao cidadão o exercício do direito ao trânsito em condições seguras, com prioridade das ações para a defesa da vida, a preservação da saúde e do meio ambiente.

 

Aumento da fiscalização

 

Mais uma grande novidade da gestão de Hewerton Pereira que vai beneficiar a população maranhense é a instalação de um novo Centro de Controle Operacional, localizado na sede do Detran-MA, na Vila Palmeira, voltado à gestão do trânsito estadual.

 

A iniciativa visa o bem-estar da população, aumento da segurança e ampliação da fiscalização do trânsito no estado e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), que conseguirá agilizar as ocorrências que envolvem veículos, a exemplo de furtos e roubos, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

 

Além disso, cerca de 300 câmeras de fiscalização eletrônica e videomonitoramento de tráfego também serão implantadas em pontos estratégicos da malha rodoviária do estado, abrangendo o supervisionamento da velocidade empregada pelos veículos, bem como o monitoramento e fiscalização de excesso de peso por parte de veículos de carga, além do videomonitoramento, ao vivo, que será transmitido para agentes de trânsito localizados remotamente.

 

Visando, também, proporcionar mais segurança em todo o estado, as Operações Lei Seca foram intensificadas na gestão de Hewerton Pereira. De abril de 2021 até fevereiro de 2022, foram realizadas 67 operações, mais de 1.700 ações de fiscalização, mais de 28 mil veículos foram abordados e mais de 7.700 testes de etilômetro foram realizados.

Fonte: Assessoria de Comunicação/DETRAN-MA
Design: Carol Aquino

 
Compartilhe

Serviços em Destaques

HABILITAÇÃO
VEÍCULOS

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada em algum procedimento? Segue abaixo alguns modelos padrão de formulários.