04/10/2022

Image

Programa “Detran com o Povo” ganha Prêmio Excelência em Competitividade 2022

 

O Programa “Detran com o Povo”, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), foi vencedor do Prêmio Excelência em Competitividade 2022 do Centro de Liderança Pública (CLP). O Prêmio reconhece boas práticas com alto impacto na população a nível estadual de acordo com os indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados. A premiação aconteceu no dia 13 de setembro, na Arena B3, em São Paulo. 

 

Outros dois vencedores do Prêmio foram os Programas Minas Comunica II, de Minas Gerais, e Devolve ICMS, do Rio Grande de Sul. Em relação ao Ranking de Competitividades dos Estados, que é realizado há onze anos pelo CLP, dos dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros, o Maranhão melhorou no de Inovação, subindo sete posições (18º) e se manteve estável em outros, como de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano e Sustentabilidade Social. 

 

A iniciativa “Detran com o Povo” está de acordo com a Lei nº 11.570/2021, publicada no DOE de 28.10.2021, e objetiva a capacitação de motociclistas, qualificação profissional de mototaxistas e motofretistas. Ao término da capacitação, são distribuídos capacetes e coletes visando a preservação da vida destes usuários que representam maior número nos relatórios de acidentes no trânsito. O Programa também visa incentivar gestores a municipalizar o trânsito de cidades por meio de diversas ações educativas.

 

“O nosso projeto “Detran com o Povo” é primordial para a capacitação de diversos mototaxistas e motofretistas em nosso estado. Por meio dele, nós incentivamos a qualificação profissional e investimos em políticas públicas que geram resultados  benéficos na segurança do trânsito de todo o Maranhão. Durante a nossa gestão, continuaremos desenvolvendo importantes programas e projetos que transformam a realidade social e econômica da população maranhense através da inclusão dos cidadãos e da geração de emprego e renda”, destacou o Diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira.

 

No estado, mais de 18 mil motociclistas já foram beneficiados pelo Programa e, hoje, eles circulam pelas ruas e estradas com os conhecimentos mais aprofundados sobre pilotagem segura, transporte de passageiros e mercadorias, além de estarem mais protegidos com o uso do capacete.

 

Outro programa maranhense que participou e foi finalista do Prêmio foi o Programa “Rumo Certo”, criado em 2017 pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que objetiva a ressocialização por meio da educação, formal e não-formal, em parceria com instituições relevantes que atendem, especialmente, às pessoas privadas de liberdade (PPL) e garantem a expansão do acesso à educação para outros grupos vinculados ao sistema prisional - familiares dos custodiados, egressos e servidores.


Fonte: Assessoria de Comunicação/DETRAN-MA
Texto: Thalia Lemos
Revisão: Kleo Souza/Milena Soares

Compartilhe

Serviços em Destaques

HABILITAÇÃO
VEÍCULOS

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada em algum procedimento? Segue abaixo alguns modelos padrão de formulários.